São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Bolsa-escola é marca de petista

ELIANE CANTANHÊDE
DIRETORA DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Engenheiro mecânico que detesta carros, doutor em economia refratário a finanças, ex-reitor de universidade que se afirmou por deslanchar o maior e mais elogiado projeto brasileiro não para universitários, mas para crianças: o Bolsa-Escola.
Este é Cristovam Buarque, 58, pernambucano de Recife, que também deixa boas lições para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre como se equilibrar entre as responsabilidades de um governo do PT e as pressões corporativas do próprio PT. Foi o que ele fez como governador do Distrito Federal (95-98).
No Espírito Santo, o petista Vítor Buaiz não resistiu a essas pressões, acabou saindo melancolicamente do governo e do próprio partido. No DF, Cristovam suportou uma greve de professores durante 70 dias até as vésperas da eleição de 1998, quando disputava a volta ao governo.
Perdeu no segundo turno, mas se manteve como a principal liderança petista na capital e continuou com o sonho de ser candidato do partido à Presidência -como chegou a tentar em 98.
Fora do DF, porém, Cristovam nunca foi considerado um petista típico, absolutamente confiável junto ao partido. Só se filiou ao PT em fevereiro de 1990, uma década após a fundação do partido. E, um ano antes, havia votado em Leonel Brizola (PDT) nas primeiras eleições diretas para presidente.
Apesar disso, tem uma boa interlocução com Lula. Acompanhou-o, inclusive, numa viagem polêmica: o encontro em Caracas com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no final do ano passado, quando os adversários petistas já tentavam vincular Lula ao desgastado Chávez.
Cristovam sempre atribui a derrota para Joaquim Roriz (PMDB), em 1998, à sua mensagem política. Enquanto Roriz prometia 28% de reajuste para todo o funcionalismo, o petista falava em ampliar o Bolsa-Escola.


Texto Anterior: Minas e Energia: Economista foi secretária de Olívio
Próximo Texto: Saúde: Costa já cuidou da pasta em Recife
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.