São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Costa já cuidou da pasta em Recife

EDUARDO DE OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

Escolhido para ser o novo titular da Saúde, o médico psiquiatra e vereador licenciado Humberto Costa, 45, foi um dos fundadores do PT Pernambucano, integra uma de suas alas mais moderadas e foi secretário da Saúde de Recife.
Sua atuação política teve início em 1975, no movimento estudantil na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), onde cursava medicina. Formado em 1980, conquistou projeção no meio médico local, principalmente por seu engajamento político -naquele ano, fundou o PT em seu Estado.
Foi presidente da Associação Pernambucana de Médicos Residentes e, mais tarde, primeiro-secretário do Sindicato dos Médicos de Pernambuco.
Em 1990, o petista elegeu-se deputado estadual. Na Assembléia, ajudou a criar a Comissão de Direitos Humanos. Foi eleito deputado federal em 1994. Em Brasília, apresentou propostas para alterar o regime da Previdência Social.
Tema, aliás, que ele emprestou à sua tese de mestrado em Ciências Políticas, curso que iniciou em 1999 na UFPE e ainda não concluiu. "É um excelente aluno. Muito lúcido, muito capaz", disse o professor de Ciências Políticas da UFPE Michel Zaidan.
Em 2000. Costa foi o vereador mais votado na eleição em Recife. Após tomar posse, licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria da Saúde, na gestão do prefeito petista João Paulo, onde permaneceu até abril deste ano.
Integrante da tendência Unidade na Luta -de orientação moderada-, Costa faz parte da Executiva Nacional do PT. Concorreu no pleito deste ano. Ficou em segundo lugar na disputa pelo governo de Pernambuco.
Separado, é pai de três filhos.


Texto Anterior: Educação: Bolsa-escola é marca de petista
Próximo Texto: Ministra quer mudar reajuste da gasolina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.