UOL

São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Divulgar grampo ilegal é crime, afirma ministro

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse ontem que a divulgação de gravações ilegais de conversas telefônicas pela imprensa é crime. Ele comparou o ato de receber uma ligação clandestina ao crime de receptação.
"Estou falando exatamente da imprensa. Acho que os órgãos precisam pensar um pouco quando recebem interceptações telefônicas manifestamente clandestinas e dão curso a elas. Quando alguém recebe um grampo que sabe ser ilegal é uma espécie de receptação, pois recebeu o produto de crime", afirmou.
Para o ministro, deveria haver ainda um controle maior também das interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça.
"Mesmo com ordem judicial, não pode haver abusos como o que ocorreu na Bahia. No Brasil, historicamente as interceptações telefônicas são usadas para fazer chantagens ou promover escândalos. Esta situação tem que acabar", afirmou o ministro, que mandou fazer uma varredura em todas as suas linhas telefônicas.


Texto Anterior: ACM confessou autoria de grampo a Geddel, diz "IstoÉ'; senador nega
Próximo Texto: Para PFL, renúncia de senador é a única saída
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.