UOL

São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garotinho acusa ex-secretário e ataca imprensa

DA SUCURSAL DO RIO

O ex-governador Anthony Garotinho (PSB) convocou ontem a imprensa ao Palácio Laranjeiras, residência oficial dos governadores do Rio, para se defender das acusações de seu ex-secretário de Fazenda, Carlos Antônio Sasse, e para criticar a cobertura da imprensa às suspeitas de corrupção que envolvem fiscais do Estado.
"Me sinto indignado e revoltado com a cobertura que vocês [jornalistas] tentam fazer, vinculando meu nome a situações com as quais não tenho nenhum comprometimento. Todas as medidas que tinham que ser tomadas já foram tomadas", disse Garotinho.
"As contas [na Suíça, supostamente de quatro fiscais do Rio] não foram abertas na minha gestão. Muitos dos fiscais já atuavam antes, movimentando somas vultosas provenientes de multas aplicadas. Fui o único governador a não pagar essa porcentagem das multas, ao estabelecer o teto salarial de R$ 9.600", disse, referindo-se à lei que dava a fiscais 30% das multas aplicadas.
Garotinho mostrou uma carta assinada por Marcelo Mérida Aguiar, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (278 km do Rio), que afirma que o ex-secretário, Antônio Sasse, em reunião com lojistas em 1999, afirmou que não faria nada contra fiscais acusados de extorquir lojistas porque não haveria provas. Garotinho diz que Sasse foi à cidade por determinação sua, para apurar o caso. Sasse teria pedido demissão por não concordar com a ordem do ex-governador de punir os fiscais.
Na versão de Sasse, apresentada anteontem em depoimento à CPI, a decisão de não punir os fiscais foi de Garotinho.
O ex-governador apresentou foto publicada ontem em um jornal de Campos que mostra que Sasse foi a essa reunião com Rodrigo Silveirinha, um dos fiscais acusados.


Texto Anterior: Caso Silveirinha: Fiscais suspeitos não sofreram punição no RJ
Próximo Texto: Evento: Economistas divergem sobre funcionamento do Fome Zero
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.