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São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 2003

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Co-autor nega que projeto seja marketing

DA REPORTAGEM LOCAL

O economista Walter Belik disse que o Fome Zero não foi "uma peça de marketing inventada durante a campanha" que elegeu Lula à Presidência. A idéia foi gerada pelo Instituto Cidadania, quando Lula ainda não era candidato, e permaneceu arquivada durante o processo eleitoral.
Ele negou se tratar de um programa "assistencialista". Disse que entre as 25 políticas propostas e os 40 projetos que as detalham há medidas que mexem nos aspectos estruturais da sociedade, como a reforma agrária, a geração de renda e emprego.
Assim, argumentou, "o Fome Zero não é uma campanha de doações, mas um atalho para resolver o problema da pobreza".
Disse que os grupos de gestão do Fome Zero nos municípios são um exemplo de "empoderamento" da sociedade civil. Ela passa a ter um poder de intervenção que não tinha nas políticas sociais.
Ele respondeu à crítica segundo à qual, com o governo Lula, os programas sociais continuam tão dispersos por diferentes ministérios quanto o estavam durante o governo FHC e afirmou ainda que o governo atual não pretende, por meio do Fome Zero, enfraquecer ou acabar com os programas herdados do governo anterior. (JBN)


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