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Co-autor nega que projeto seja marketing
DA REPORTAGEM LOCAL
O economista Walter Belik disse que o Fome Zero não foi "uma
peça de marketing inventada durante a campanha" que elegeu Lula à Presidência. A idéia foi gerada pelo Instituto Cidadania, quando
Lula ainda não era candidato, e
permaneceu arquivada durante o
processo eleitoral.
Ele negou se tratar de um programa "assistencialista". Disse
que entre as 25 políticas propostas
e os 40 projetos que as detalham
há medidas que mexem nos aspectos estruturais da sociedade,
como a reforma agrária, a geração
de renda e emprego.
Assim, argumentou, "o Fome
Zero não é uma campanha de
doações, mas um atalho para resolver o problema da pobreza".
Disse que os grupos de gestão
do Fome Zero nos municípios são
um exemplo de "empoderamento" da sociedade civil. Ela passa a
ter um poder de intervenção que
não tinha nas políticas sociais.
Ele respondeu à crítica segundo
à qual, com o governo Lula, os
programas sociais continuam tão
dispersos por diferentes ministérios quanto o estavam durante o
governo FHC e afirmou ainda que
o governo atual não pretende, por
meio do Fome Zero, enfraquecer
ou acabar com os programas herdados do governo anterior.
(JBN)
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