São Paulo, sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Comissão é a 457ª criada desde 1946

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CPI dos Cartões Corporativos é a 39ª comissão mista instalada no Congresso desde 1976, quando houve a primeira apuração conjunta entre Câmara e Senado.
O objeto era examinar "a situação da mulher em todos os setores de atividades", bem diferente de investigar o uso irregular do cartão.
Oito anos antes de se dedicar ao vago tema "situação da mulher", o Congresso chegou a aprovar a criação de uma CPI mista para investigar as conseqüências do uso do adoçante artificial na alimentação, mas ela acabou não sendo instalada.
De 1946 até hoje, foram criadas 456 CPIs (457 com a dos Cartões Corporativos). Muitas delas sem resultados efetivos. No Senado foram 66 CPIs: 20 não foram concluídas ou deixaram de apresentar relatório final.
Na Câmara ocorreram 352 comissões, sendo que 105 acabaram extintas por descumprimento de prazo ou não foram concluídas.
Os assuntos que motivaram as CPIs foram os mais variados e inusitados, como investigar as causas e conseqüências do crescimento populacional do Brasil em 1983.
Em 1991, a CPI do Orçamento fez com que as comissões passassem a ter caráter mais político e se tornassem um instrumento de pressão da oposição contra o governo. (SIMONE IGLESIAS)


Texto Anterior: CPI é criada sem consenso sobre comando no governo
Próximo Texto: Tucano e peemedebista brigam no Senado; Kátia Abreu aparta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.