São Paulo, sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUDITORIA

TCE aponta rateio de salários em secretaria do PR

DIMITRI DO VALLE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Relatório do Tribunal de Contas do Paraná apontou a existência de um esquema de divisão de salários entre funcionários comissionados na Secretaria do Trabalho do Estado, além de pagamentos a funcionários fantasmas e gastos com diárias frias. Segundo o documento, houve rateio entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2007.
As supostas irregularidades remetem à gestão do ex-deputado Padre Roque Zimmermann (PT) na secretaria e foram recolhidas em auditoria instaurada pelo sucessor na pasta, Nelson Garcia (PSDB).
Em carta anexada ao relatório, o ex-chefe-de-gabinete de Zimmermann, padre José Fernando Eberhardt, confirma o repasse. "Pediram-me, o secretário [Zimmermann] e o diretor-geral [Emerson Nerone], para que eu aceitasse a situação de ter de direito [um cargo] DAS-3, mas [que seria] de fato um DAS-5, repassando a diferença para uma dessas pessoas (...). Confesso que não gostei muito da solução, mas aceitei por não haver nada de errado ou antiético", escreveu.
O número de servidores que fez o repasse chega a 11, segundo o TCE.
Zimmermann alegou "perseguição política". Negou irregularidades com diárias e disse desconhecer a presença de servidores fantasmas. Sobre a divisão de salários, disse que todos aceitaram repassar parte do valor antes da contratação. A Secretaria do Trabalho disse que não se manifestaria.


Texto Anterior: Nepotismo: TCE de S. Paulo exonera filho de conselheiro
Próximo Texto: Ministro do STF suspende parte da Lei de Imprensa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.