São Paulo, domingo, 22 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DATAFOLHA

Datafolha dá vantagem a nomes tucanos no Paraná

Prefeito Beto Richa e Álvaro Dias lideram cenários

SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA

Dois nomes do PSDB estão na frente na disputa pelo governo do Paraná em quatro possíveis cenários pesquisados pelo Datafolha para a eleição de 2010. O atual governador é Roberto Requião, do PMDB.
Tanto o senador Álvaro Dias quanto o prefeito de Curitiba, Beto Richa, têm 39% das intenções de voto no cenário em que o senador Osmar Dias (PDT) está incluído.
Osmar Dias tem 31% das intenções de voto no confronto com Richa. Neste cenário, o atual vice-govenador, Orlando Pessuti (PMDB), tem 7% das citações. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), recebe 3%. Brancos e nulos somam 10% e indecisos, 7%.
No cenário em que Osmar Dias disputa com Álvaro Dias, seu irmão, o pedetista tem 27% das intenções de voto. Rubens Bueno (PPS), que já disputou duas vezes o governo do Estado, aparece em terceiro lugar com 8% das citações, seguido de Pessuti com 6%. Na simulação, 12% dos eleitores declaram voto branco ou nulo e 8%, que não sabem em quem votar.
Nos dois cenários em que Osmar Dias fica de fora, os tucanos também têm cada um em seu cenário o mesmo índice, subindo para 52% das intenções de voto. Nesta situação, os percentuais dos demais candidatos não variam muito. Rubens Bueno (PPS) aparece em segundo lugar com 10% das citações nos dois cenários: com Álvaro Dias ou Richa como candidatos pelo PSDB. Orlando Pessuti (PMDB) tem 8% nas duas situações.
Paulo Bernardo aparece com 4% das intenções de voto na simulação em que disputa com Richa, Bueno e Pessuti e oscila para 3% quando o candidato tucano é Álvaro Dias.
O governador Requião, apesar de estar impedido de disputar novamente o cargo, lidera a intenção de voto espontânea (em que os nomes dos candidatos não são apresentados) com 16% das citações dos entrevistados. O prefeito Beto Richa aparece em segundo, com 9%. Álvaro Dias tem 6% das intenções de voto e Osmar Dias, 6%. Rubens Bueno, Orlando Pessuti e Paulo Bernardo foram citados, mas não atingiram 1%.

Mudanças
O alto índice de citação do nome do atual governador entre os eleitores ouvidos pelo Datafolha na pesquisa espontânea, em contraste com a liderança folgada dos dois possíveis candidatos do PSDB na consulta estimulada, indica, segundo o diretor do instituto, Mauro Paulino, que o atual cenário tem grandes chances de mudar quando a campanha começar.
Requião, que já ganhou de Álvaro Dias a disputa pelo governo em 2002, é adversário político dos tucanos, mas já vem sinalizando uma possível aliança para 2010 com o PSDB.
"Essa força eleitoral de Requião mostrada na espontânea pode ser aproveitada a partir do momento em que a campanha estiver na rua", diz Paulino.
O Datafolha ouviu 1.038 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 16 e 19 de março, em 36 municípios do Estado. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.


Texto Anterior: Tarso e Fogaça disputam liderança no RS
Próximo Texto: Elio Gaspari: Boa notícia: o vestibular pode mudar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.