São Paulo, sexta-feira, 22 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇANDO NO ESCURO

Festa de são João, na casa de José Jorge, foi à luz de candeeiro

Sucessão, apagão e chuva viram tema de festa junina de ministro

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

OTÁVIO CABRAL
DO PAINEL, EM BRASÍLIA

A festa era de são João, mas as preces do anfitrião e dos convidados estavam voltadas para são Pedro. Dentro do espírito do racionamento de energia, neste ano, a tradicional festa junina promovida pelo ministro José Jorge (Minas e Energia) e sua mulher, Maria do Socorro, foi à luz de candeeiros.
No escuro, o vice-presidente Marco Maciel fazia prognósticos otimistas sobre as chuvas e previa que, com o abrandamento da crise da energia elétrica no próximo ano, o PMDB não desembarcaria do governo. Para ilustrar seu raciocínio, contou uma piada de português.
"Quando disseram ao português que o avião em que ele viajava estava caindo, ele respondeu: E daí? O avião não é meu." Maciel está certo de que o PMDB, assim como o português do avião, vai perceber que sua sobrevivência está em jogo e permanecer na aliança.
O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, foi recebido como pré-candidato a presidente da República. Praticamente forçado pelo puxador da quadrilha a dançar com a deputada Ester Grossi (PT-RS), não escondeu o desconforto.
""Danço muito mal", admitiu depois. Assediado por jornalistas, ele comentou o estímulo que Fernando Henrique Cardoso teria dado à sua pré-candidatura no mesmo dia. ""É que somos muitos. Pode ter um [candidato" a cada dia", disse.
Do PSDB, estavam ainda os senadores Pedro Piva (SP) e Antero Paes de Barros (MT).
Não havia nenhum peemedebista no forró do José Jorge, mas um deles foi muito lembrado -e criticado: o líder do PMDB na Câmara, Geddel Vieira Lima (BA), que horas antes havia se desentendido com Serra e com o secretário-geral da Presidência, Aloysio Nunes Ferreira.


Texto Anterior: Aécio assume o Planalto por três dias, com FHC e Maciel em viagem
Próximo Texto: Planalto e STJ comemoram limitação a MPs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.