São Paulo, Terça-feira, 22 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDICAÇÃO
Derrotado em 98, teve apoio do PFL
Ex-senador Palmeira será ministro do TCU

da Sucursal de Brasília

O ex-senador Guilherme Palmeira (PFL-AL), 60, derrotado na última eleição, quando disputou nova vaga no Senado, será ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). Indicado pelo PFL, Palmeira é o nome escolhido pelo Senado para ocupar a vaga de Homero Santos, que vai se aposentar.
Palmeira será submetido hoje à arguição pública pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Segundo a praxe, o ex-senador deverá ser mais homenageado pelos ex-colegas do que sabatinado.
Palmeira será facilmente aprovado pelo Senado, segundo líderes e senadores, embora todos reconheçam que a indicação para o TCU se tornou um prêmio para políticos derrotados ou em fim de carreira.
Homero Santos foi flagrado "tocando piano" (votando por um colega) na Câmara. Apesar das provas colhidas, não foi punido.
A senadora Heloísa Helena (PT-AL), que derrotou Palmeira nas últimas eleições, votará contra a indicação, mas porque discorda da forma de escolha "meramente política" que o Congresso faz para o TCU, sem examinar se os candidatos têm os requisitos para o cargo. "Condeno o tipo de apadrinhamento na escolha", disse.
Indicado pelo presidente do PFL, Jorge Bornhausen (SC), e pelo líder pefelista Hugo Napoleão (PI), Palmeira tem apoio de senadores do PSDB, como o líder Sérgio Machado (CE), e do PMDB, como Ney Suassuna (PB), presidente da CAE.
Palmeira foi deputado estadual por três vezes consecutivas (1966 a 78) e governador de Alagoas (1979-82) pelo antigo PDS (Partido Democrático Social). Foi eleito senador pela primeira vez em 1983 pelo PDS. Em 1985, ingressou no PFL. Foi prefeito de Maceió (1989-90) e reeleito senador em 1991.
Em 1994, Palmeira chegou a ser candidato a vice-presidente na chapa de Fernando Henrique Cardoso. Ele renunciou após a divulgação de denúncia sobre o seu suposto envolvimento em esquema para desviar verbas do Orçamento da União. Palmeira também teria dupla aposentadoria.


Texto Anterior: Receita investigará cheques de empresas
Próximo Texto: Fundação Luís Eduardo recebe verba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.