São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Previ é terceira maior acionista da siderúrgica

DA REPORTAGEM LOCAL

A Usiminas é uma indústria siderúrgica que produziu 8,9 milhões de toneladas de aço bruto em 2004, tendo um lucro líqüido de R$ 3,02 bilhões nesse mesmo ano.
A empresa, com sede em Belo Horizonte, é presidida por Rinaldo Campos Soares. Tem como três maiores acionistas a Companhia Vale do Rio Doce, com 23% do capital votante, a Nippon Usiminas, com 18,4%, e o Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, que detém 14,9%.
Dos citados, apenas a japonesa Nippon Usiminas está no grupo que controla a empresa, cuja soma das ações totaliza 53% daquelas com direito a voto, maioria que lhe confere a diretoria. No grupo controlador encontram-se também a empreiteira Camargo Corrêa, a Votorantim e os bancos Sudameris e Bradesco, além do grupo da Caixa dos Empregados da Usiminas.
A empresa lidera o Sistema Usiminas, o maior complexo siderúrgico da América Latina e um dos 20 maiores do mundo, com produção anual estimada em 10 milhões de toneladas por ano e atividades que vão da siderurgia ao transporte dos bens produzidos.


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Hora das provas: SMPB repassou doação da Usiminas, diz Brant
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Hora das provas: Sacador coordenou campanha de Delcídio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.