São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Freire critica adesão de "ACMs da vida" a Ciro, em alusão a economista

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O presidente do PPS, senador Roberto Freire (PE), atacou de forma incisiva, ontem em Recife, a inclusão do economista José Alexandre Scheinkman na campanha do presidenciável do partido, Ciro Gomes, e as adesões "cômodas" à ela. Anteontem, o senador já havia feito críticas ao convite feito ao economista.
Em palestra a estudantes secundaristas, Freire disse que o crescimento de Ciro nas pesquisas "trouxe esses ACMs da vida [referência ao ex-senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que apóia Ciro]. Para ele, "outros gabirus [ratos de esgoto] ainda virão". ACM tem dito que não vai responder a críticas do senador.
Para Freire, o PPS precisa estar atento a eventuais "mudanças de gênero na condução política e implantação do projeto de governo". Ele se referia especificamente à inclusão de Scheinkman na equipe.
"Há adesões que são cômodas", disse à Agência Folha. "Em candidaturas que marcham para a vitória sempre tem isso."
O senador disse não saber por que o economista, ligado às teses liberais, foi chamado para auxiliar na elaboração do programa de governo. "Pergunte isso ao Ciro." Freire afirmou que não questionou o candidato sobre o assunto.
E disse que considera Scheinkman "contraditório" com a política defendida pelo PPS. "Quero um Estado com capacidade de regular mercado, e ele, um Estado que não tenha nenhuma capacidade de nada", declarou. "Isso é o que diferencia a direita da esquerda, do ponto de vista econômico."
Para Freire, render-se ao pensamento liberal levaria o PPS "a um processo de direitização como existe hoje no PT". "O PT rendeu-se e quer acalmar banqueiro."


Texto Anterior: Situação é difícil, diz cigana a Rita
Próximo Texto: Ex-genro de FHC declara apoio a Ciro e vai elaborar programa energético
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.