São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-genro de FHC declara apoio a Ciro e vai elaborar programa energético

GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S.A.

O ex-diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e ex-genro do presidente Fernando Henrique Cardoso, David Zylber-sztajn, deverá ser o mais novo reforço tucano para a campanha do presidenciável Ciro Gomes (PPS). O convite foi feito ontem pelo ex-governador do Ceará Tasso Jereissati (PSDB-CE), logo após o jogo do Brasil em Fortaleza.
Zylbersztajn confirmou à Folha sua disposição em ajudar a campanha de Ciro na elaboração de uma política energética para o país. "Se eles quiserem, posso ajudar, sim", afirmou Zylbersztajn.
O ex-diretor geral da ANP informou que, há pouco mais de um mês, ele recebeu a primeira sondagem numa conversa que teve com o ex-senador baiano Antônio Carlos Magalhães (PFL).
Há poucos dias, ele recebeu o convite de Tasso para assistir ao jogo de ontem e depois conversar sobre a forma em que poderia participar da campanha de Ciro. Ele aceitou o convite. "Só vou a festa que me convidam", disse.
O ex-genro de FHC afirmou que, apesar de ser filiado ao PSDB, suas posições são divergentes às do presidenciável tucano, José Serra, em relação à política energética. "Ele pensa uma coisa e eu, outra. Não sou obrigado a fazer campanha dele", afirmou.
A grande divergência diz respeito à decisão do governo de controlar o preço do GLP (gás de cozinha), através da ANP. Serra foi o grande defensor dessa medida.
Para Zylbersztajn, o tabelamento de preços é um retrocesso, depois da abertura do mercado em janeiro. Os dois maiores riscos, a seu ver, são rombos no caixa da Petrobras e assustar empresas internacionais da área que estariam dispostas a investir no país.



Texto Anterior: Freire critica adesão de "ACMs da vida" a Ciro, em alusão a economista
Próximo Texto: Candidatos na Folha/ Alckmin: Alckmin divide falha na segurança com FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.