São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercadante copia Lula e se protege, dizem analistas

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que colocaria a mão no fogo pelo senador Aloizio Mercadante. Para analistas e políticos ouvidos pela Folha, Lula não terá outra opção senão defender o petista.
O motivo é que o discurso do presidente foi copiado pelo senador. Ambos disseram não saber de nada sobre o dossiê. "Se descartasse Mercadante, deixaria o seu discurso de "nada saber" sem sentido também", diz o cientista político Bolívar Lamounier. "Mercadante foi líder do governo no Senado, Lula não tem como afastá-lo como fez com o Berzoini", afirma o tucano Alberto Goldman.
Outro ponto que leva Lula a defender o senador é um eventual segundo mandato. "Mercadante é um nome do primeiro escalão, um dos poucos do PT que Lula pode contar para formar um segundo governo, que se anuncia como assustador", afirma o cientista político Luiz Werneck Vianna.
Um petista que conhece Lula disse que o presidente pode até ter vontade de "rifar" Mercadante, mas, hoje, não tem como. (LEANDRO BEGUOCI)


Texto Anterior: Presidente comete 3 gafes em 20 minutos
Próximo Texto: Eleições 2006/Caso do dossiê: Mercadante diz que elite age contra a democracia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.