São Paulo, sábado, 22 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venezuelano agradece a Lula, mas reunião com Farc será em Caracas

DO ENVIADO A MANAUS

O presidente Hugo Chávez disse ontem à noite que agradeceu ao governo brasileiro pela oferta de usar seu território para um encontro com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), mas reiterou que a conversa deverá ser realizada na Venezuela.
A data mais provável da reunião entre Chávez e o porta-voz das Farc, Raúl Reyes, no Palácio Miraflores, em Caracas, é 8 de outubro. A pedido do presidente colombiano, Álvaro Uribe, o venezuelano tenta mediar um acordo para libertar seqüestrados pela guerrilha em troca de guerrilheiros presos.
"Não sei se é Raúl Reyes, não sei virão um ou vários do Secretariado das Farc", disse Chávez, pouco antes de deixar Manaus para embarcar de volta à Venezuela. Nas últimas semanas, Chávez tem se dedicado cada vez mais às negociações com as Farc. Para analistas, caso seja bem-sucedido, as gestões do venezuelano melhorarão sua imagem no exterior.
Após o encontro entre Lula e Chávez, o chanceler brasileiro, Celso Amorim, disse que o tema das Farc só foi tratado superficialmente. Amorim afirmou que a atitude brasileira de oferecer seu território para eventuais negociações com as Farc é antiga. (FM)


Texto Anterior: Chavista diz que declaração foi manipulada
Próximo Texto: A Chávez, governo prevê aprovação neste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.