UOL

São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidades condenam a ação ambiental de Lula

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um grupo de 500 ONGs (Organizações Não-Governamentais) divulgou anteontem uma carta aberta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que condenam a política ambiental do atual governo. Segundo as entidades, caso o rumo não seja alterado, a imagem de Lula sofrerá desgaste internacional.
"Queremos expressar, em caráter de absoluta urgência, o inconformismo da sociedade civil organizada quanto às sucessivas decisões (...) que contradizem o programa de governo, fragilizam as políticas socioambientais (...), provocando a erosão da imagem e da credibilidade do governo junto à opinião pública, dentro e fora do país", diz o texto.
Ontem, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) não quis comentar as críticas.
No texto, os ambientalistas citam, entre outros problemas, a expansão da fronteira agrícola, as obras de infra-estrutura na Amazônia previstas no PPA (Plano Plurianual), a liberação do plantio de soja transgênica e ameaças às terras indígenas.
Segundo Mario Mantovani, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, uma das entidades signatárias, a política ambiental do governo é fruto de "maldade", pois o PT acompanha o tema há vários anos e já conhece os "falsos dilemas" da questão. "Por exemplo: ou a soja ou a biotecnologia. Ninguém é contra a biotecnologia, somos contra o lobby da Monsanto", disse, citando a multinacional que detém boa parte do mercado de soja transgênica.
A baixa resistência a pressões seria o maior problema do governo, avalia Mantovani. Por temerem a imagem de rompedor de contratos, os petistas acabariam aceitando pressões sem amparo no passado do partido.
Já o bloqueio de recursos, que deixaria a pasta "a pão e água", é, para Mantovani, criminoso.
A equipe de Lula tem sido criticada desde o início do ano, quando autorizou a importação de pneus usados do Mercosul.
Para o deputado Fernando Gabeira, que divulgou o texto em sua página na internet ontem, "a carta veio num bom momento".


Texto Anterior: Ambientalista vê governo rachado
Próximo Texto: Cidadania: Após acidente, dom Mauro vai à Justiça contra União
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.