São Paulo, Quarta-feira, 22 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alto Comando divulga nota de apoio

ISABEL CLEMENTE
da Sucursal do Rio

Um dia após o anúncio da demissão do tenente-brigadeiro Walter Werner Bräuer, o Alto Comando da FAB (Força Aérea Brasileira) preparou uma nota oficial de apoio ao ex-comandante da Aeronáutica, enviada esta semana às unidades militares da Força.
O documento é datado de 18 de dezembro e assinado pelos oito brigadeiros que compõem o Alto Comando da Aeronáutica.
Na nota oficial, os brigadeiros afirmam que Bräuer "deixa o Comando da Aeronáutica gozando do mais elevado respeito, admiração e confiança junto a seus pares do Alto Comando, alicerçado por um passado de mais de 46 anos de convivência e de excelentes serviços prestados à FAB".
Os militares destacam que, no exercício do cargo de comandante da Aeronáutica, Bräuer "sempre pautou seu comportamento e suas ações dentro do profissionalismo, da lealdade, da honra e de um espírito de absoluta probidade e ética".
Na conclusão, registram que "os valores morais e éticos que sempre nortearam nossa instituição serão preservados a qualquer custo, sob a égide da hierarquia e da disciplina".
Um das argumentações do governo para o afastamento de Bräuer foi a de que houve insubordinação e quebra de hierarquia nas críticas dirigidas por ele, ainda que indiretamente, ao Ministério da Defesa, ao qual estão subordinadas as pastas militares.
Também como forma de desagravo à saída de Bräuer do Comando da Aeronáutica, os militares da ativa e da reserva estão organizando um almoço para o próximo dia 28, que será realizado no Clube da Aeronáutica, no Rio. Cerca de 400 pessoas são esperadas para o evento.
No auge da inconformação com a saída de Bräuer, os brigadeiros chegaram a cogitar uma aposentadoria em conjunto, com todos passando para a reserva em solidariedade ao então chefe.
Leia a seguir a íntegra da nota:
Nota oficial do Comando da Aeronáutica
O Alto Comando da Aeronáutica, tendo em vista o episódio que resultou na exoneração do excelentíssimo senhor tenente-brigadeiro-do-ar Walter Werner Bräuer do cargo de comandante da Aeronáutica, vem a público declarar o que se segue:
O tenente-brigadeiro-do-ar Walter Werner Bräuer deixa o comando da Aeronáutica gozando do mais elevado respeito, admiração e confiança junto a seus pares do Alto Comando, alicerçado por um passado de mais de 46 anos de convivência e de excelentes serviços prestados à Força Aérea Brasileira.
No exercício do seu cargo, o tenente-brigadeiro-do-ar Walter Werner Bräuer sempre pautou seu comportamento e suas ações dentro do profissionalismo, da lealdade, da honra e de um espírito de absoluta probidade e ética, respaldado no assessoramento deste Alto Comando.
Finalmente, o Alto Comando da Aeronáutica reafirma que os valores morais e éticos que sempre nortearam nossa instituição serão preservados a qualquer custo, sob a égide da hierarquia e da disciplina.
Brasília-DF, 18 de dezembro de 1999
Tenente-brigadeiro-do-ar Marcus Herndl
Tenente-brigadeiro-do-ar José Marconi de Almeida Santos
Tenente-brigadeiro-do-ar Osíres Castilho
Tenente-brigadeiro-do-ar Nelson de Souza Taveira
Tenente-brigadeiro-do-ar Henrique Marini e Souza
Tenente-brigadeiro-do-ar Marcos Antônio de Oliveira
Tenente-brigadeiro-do-ar Fernando de Almeida Vasconcellos
Tenente-brigadeiro-do-ar Luiz Carlos da Silva Bueno



Texto Anterior: Governo: Novo chefe cobra verba para Força Aérea
Próximo Texto: Embraer diz que controle não muda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.