UOL

São Paulo, domingo, 23 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquivo revela omissão de Pio 12

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O Vaticano abriu os arquivos a respeito das suas relações com a Alemanha nazista -ocorridas no período em que o papa Pio 12 comandou a Santa Sé (seu pontificado ocorreu entre 1939 e 1958). Objetivo: reabilitar sua imagem.
Um dos primeiros documentos achados, porém, mostra que Pio 12 ignorou um pedido de ajuda contra a perseguição aos judeus, feito pela filósofa judia Edith Stein -que se converteu ao catolicismo e, há cinco anos, foi canonizada pelo papa João Paulo 2º.
A carta foi enviada em 1933, para o papa Pio 11, que, em 1938, elaborou uma encíclica contra o totalitarismo e o anti-semitismo. Pio 12 a arquivou. Ele era secretário de Estado do Vaticano quando, em 1929, a Santa Sé reconheceu o regime fascista de Benito Mussolini -aliado da Alemanha. Em 1933, supervisionou a definição de acordo que proibia a oposição ao regime de Adolf Hitler.


Texto Anterior: Sobel diz que "prefere não crer"
Próximo Texto: No Planalto - Josias de Souza: Deus ganha o "green card" e vai ao paraíso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.