São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido comemora cizânia entre adversários

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto define sua política de alianças, o PT comemora a cizânia entre seus tradicionais adversários no principal colégio eleitoral do país.
Em São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin e o democrata Gilberto Kassab devem seguir separados até a eleição, desfazendo a aliança vitoriosa de 2002 (Estado), 2004 (prefeitura da capital) e 2006 (Estado).
"É óbvio que, quando os adversários estão desunidos, é melhor para quem está montando uma estratégia eleitoral. Mas nós não podemos contar apenas com isso", afirmou o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (SP).
"Eu acredito que o cenário é positivo. Acho que vamos ter o Democratas disputando a eleição separado do PSDB, e isso abre uma avenida para a construção da nossa candidatura. Portanto, boto muita fé de que o PT novamente irá governar a cidade de São Paulo", afirmou o secretário-geral do partido, deputado federal José Eduardo Martins Cardozo (SP).
Os petistas discutem agora qual o melhor momento para a ministra Marta Suplicy anunciar oficialmente sua candidatura a prefeita da capital e deixar a pasta para se dedicar integralmente à pré-campanha.
No entorno de Marta, há quem defenda que ela só deve sair do ministério após a definição dos rivais, que pode se arrastar até junho.
O mais provável é que a ministra se desincompatibilize entre o final de abril e o início de maio, o que facilitaria a política de alianças do partido na capital do Estado.
Entre os aliados prioritários do PT está o PMDB do ex-governador Orestes Quércia. As negociações, que envolvem a disputa pelo Senado em 2010, estão sendo conduzidas pelo presidente do Diretório Estadual, Edinho Silva.
Quércia quer o apoio dos petistas para concorrer ao Senado, já que cada Estado elegerá dois nomes em 2010.


Texto Anterior: Velório da mãe do prefeito de BH reúne políticos
Próximo Texto: Casa Civil nega existir dossiê sobre gastos de FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.