UOL

São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROBLEMA TEIMOSO

Moradores de Brasília Teimosa protestam contra presidente, que prometeu substituir casas de palafita

Favela de Recife cobra promessa de Lula

ADRIANA DÓRIA MATOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Dois dias antes de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegar a Recife para visita oficial, cerca de 300 moradores da comunidade de Brasília Teimosa (zona sul da capital pernambucana) promoveram ontem à tarde um protesto contra o presidente.
A manifestação -chamada de "Os cem dias de Brasília Teimosa", em forma de encenação teatral- fez paródia à visita de Lula à comunidade, no dia 10 de janeiro. Na ocasião, recém-empossado, o presidente anunciou o empenho na retirada das 712 palafitas instaladas em áreas de risco e a urbanização do bairro.
Os moradores afirmam que até agora nada do prometido foi cumprido e que, por isso, programaram o protesto. Eles esperam que Brasília Teimosa, conhecida pela articulação política dos moradores, não "caia no esquecimento".
Os moradores optaram pela crítica com bom humor -contrataram orquestra de frevo, carro de som, ônibus e alguns artistas populares para reproduzir a festa que recebeu a comitiva presidencial no bairro.
Os atores se vestiram com trajes representando o presidente, ministros e seguranças. Falaram ao microfone "Lula" e alguns "ministros". As declarações fictícias foram intercaladas por outras de moradores das palafitas e lideranças locais, que procuraram reforçar o caráter apartidário da manifestação.
Os organizadores foram acusados por críticos de usar o ato para fazer campanha contra o prefeito de Recife, João Paulo (PT). Os beneficiados seriam os aliados do governador Jarbas Vasconcelos (PMDB).
Brasília Teimosa tem lideranças ligadas a João Paulo e a Jarbas. A presidente do Conselho de Mulheres de Brasília Teimosa, Elides Queiroz participou da campanha presidencial de José Serra (PSDB), que teve o apoio do governador.
Mesmo evitando entrar diretamente no embate, a Prefeitura de Recife divulgou que está investindo R$ 6 milhões em obras de melhoramento em Brasília Teimosa.
Segundo o comunicado oficial, as obras serão iniciadas em maio e irão beneficiar 500 famílias residentes em palafitas. A comunidade abriga 30 mil pessoas.


Texto Anterior: Fogo amigo: Cristovam critica prioridades do governo
Próximo Texto: Bahiagate: Caso do grampo leva relator a propor cassação de ACM
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.