São Paulo, segunda-feira, 23 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para advogados, prisões são irregulares

DA SUCURSAL DO RIO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O advogado do desembargador José Ricardo de Siqueira Regueira, Nélio Machado, afirmou ontem que a soltura de seu cliente foi um ato de justiça e que a prisão havia sido irregular. "O desembargador teve dificuldade de acesso às peças de acusação e teve que conversar com o advogado por parlatório."
Regueira, o desembargador José Eduardo Carreira Alvim e o procurador-regional da República José Sérgio Leal Pereira foram soltos no sábado depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal Cezar Peluso indeferiu pedido de prisão preventiva.
Na chegada ao Rio, Regueira fez críticas à atuação da Polícia Federal e disse que depois de ter perdido o filho assassinado com dois tiros, todo o resto é "café pequeno".
O advogado Luiz Guilherme Vieira, que representa o desembargador Carreira Alvim, afirmou que a prisão temporária de seu cliente foi "inconstitucional" e que não havia justificativa para a prisão.
A Folha não conseguiu localizar o advogado de Leal Pereira.

Outros presos
Advogados dos outros 21 acusados na Operação Hurricane que permanecem presos anunciaram que vão à Justiça pedir tratamento igual a seus clientes com relação aos três que foram libertados anteontem.
Raul Ornelas, advogado de Luiz Paulo e Susie Pinheiro Dias de Mattos, rotulou de "ilegal", "imoral" e "inconstitucional" o desmembramento.
Já para Machado, o desmembramento foi uma decisão acertada. "O que deve ser questionado, e vamos fazer isso, é que a decisão da 6ª Vara Federal do Rio não poder ser desarmônica à decisão do STF", afirmou ele, que defende Aílton Guimarães Jorge (o Capitão Guimarães), Júlio Guimarães Sobreira (sobrinho de Guimarães Jorge) e Regueira.
Thiago Bouza, advogado de Paulo Roberto Ferreira Lino, disse que a acusação contra todos os citados pela PF é interligada. "É absurdo tratar de maneira desconexa os processos."


Texto Anterior: Ministro tem 15 dias para dar explicações
Próximo Texto: Polícia acusa Medina de favorecer instituição financeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.