São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / SALVADOR

João Henrique lidera com 50%; Pinheiro está com 40%

Peemedebista, que tenta reeleição, tem 56% dos votos válidos; petista tem 44%

Para Mauro Paulino, do Datafolha, quadro mostra estabilidade, mas "dez pontos não é vantagem muito grande no 2º turno"


LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

LETÍCIA SANDER
ENVIADA ESPECIAL A SALVADOR

Na segunda pesquisa do Datafolha na disputa do segundo turno em Salvador, o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), 49, mantém a liderança contra o seu opositor, o deputado federal Walter Pinheiro (PT), 49. Candidato à reeleição, João Henrique aparece com 50% das intenções de voto, contra 40% do petista.
Em relação aos votos válidos, o peemedebista está com 56%, e seu adversário, com 44%.
Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada no último sábado, João Henrique e Walter Pinheiro oscilaram dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos. O prefeito passou de 48% para 50% e Pinheiro, de 41% para 40%. Nos votos válidos, o prefeito oscilou positivamente dois pontos percentuais e o petista, oscilou dois pontos negativamente.
"É um quadro de estabilidade, com João Henrique mantendo a frente. No entanto, dez pontos não é uma vantagem muito grande em um segundo turno", disse Mauro Paulino, diretor do Datafolha.
Segundo o instituto, votariam em branco ou nulo 7%, e 3% dos eleitores disseram que estão indecisos. O Datafolha ouviu 972 eleitores entre terça e ontem. Na pesquisa, João Henrique se destaca entre os eleitores do DEM (58%) e melhorou o seu desempenho entre os simpatizantes do seu partido (de 89% para 94%).
Além disso, o prefeito também tem a preferência dos que avaliam a gestão do governador Jaques Wagner (PT) ruim ou péssima (de 55% para 62%).
Pinheiro tem melhor desempenho entre os mais jovens (44%), os que têm ensino superior (50%) e entre os que têm renda superior a dez salários mínimos (55%). Também é o preferido entre os eleitores que avaliam os governos de Lula e Wagner como ótimo ou bom (respectivamente, 46% e 55%).
Entre eleitores de ACM Neto (DEM), que ficou em terceiro no primeiro turno e agora apóia João Henrique, 57% dizem que votarão no atual prefeito, ante 34% que preferem o petista.
Segundo a pesquisa, 68% dos eleitores de Salvador aprovam o governo Lula. Para 48%, Jaques Wagner faz um governo regular. Outros 29% consideram a administração ótima ou boa, e 18%, ruim ou péssima.
Para 41%, o governo de João Henrique é ótimo ou bom, o maior índice obtido pelo prefeito. Outros 37% acham a gestão regular e 21% entendem que o prefeito faz uma administração ruim ou péssima.


Texto Anterior: Toda Mídia - Nelson de Sá: Saída Gordon Brown
Próximo Texto: Geddel privilegia prefeitos do PMDB da Bahia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.