São Paulo, Quinta-feira, 23 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Forças fazem almoço de apoio

SERGIO TORRES
da Sucursal do Rio

Oficiais da ativa e da reserva do Exército e da Marinha deverão participar do almoço organizado pelo Clube de Aeronáutica em protesto contra o afastamento do tenente-brigadeiro Walter Bräuer do Comando da Aeronáutica.
O almoço, que deverá reunir 600 militares e civis insatisfeitos com a demissão de Bräuer pelo ministro da Defesa, Elcio Alvares, ocorrerá no dia 28 na sede social do clube, no centro do Rio.
Os idealizadores do almoço planejam reunir oficiais graduados e atuantes das três Forças, além de lideranças da sociedade civil.
O objetivo é mostrar que o episódio provocou uma insatisfação militar que não se restringe a um grupo reduzido de oficiais de alta patente da Aeronáutica. No último dia 18, conforme revelou ontem a Folha, os integrantes ao Alto Comando da Aeronáutica redigiram nota de apoio a Bräuer.
A presença de representantes do Exército e da Marinha foi confirmada pelo tenente-coronel José Castro, diretor social do clube.
"Estarão no almoço militares da ativa e da reserva da Aeronáutica, do Exército e da Marinha, além de todos aqueles que não gostaram do acontecido (a demissão de Bräuer)", disse Castro.
O clube ficou de enviar hoje ao novo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, ofício comunicando a realização do almoço.
"O clube é uma entidade privada, que pode realizar eventos sem pedir permissão. Enviaremos o ofício porque queremos pedir ao brigadeiro Baptista que divulgue a realização do almoço em todas as unidades da Aeronáutica", afirmou o diretor social do clube.
Para Castro, porta-voz do clube, os militares estão "profundamente insatisfeitos" com o afastamento de Bräuer. "Será um encontro em homenagem ao brigadeiro Bräuer e em desagravo à Força Aérea Brasileira", disse Castro.
Bräuer confirmou que estará presente, de acordo com o clube.
São esperados ex-ministros da Aeronáutica, como os brigadeiros Sócrates Monteiro, Mauro Gandra e Octávio Moreira Lima. A programação prevê discursos do presidente do clube, brigadeiro Ércio Braga, e do presidente do Conselho Deliberativo, tenente-brigadeiro Murilo Santos.


Texto Anterior: Governo: Novo chefe da FAB acha orçamento "insuficiente"
Próximo Texto: Convocação será o 1º teste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.