São Paulo, sábado, 24 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Declarações de Costa são insulto, diz Venezuela

DE CARACAS

No mais duro ataque de um representante de Hugo Chávez contra o governo Lula, o embaixador de Caracas em Brasília, general Julio García Montoya, classificou ontem de "insultantes e perigosas" as declarações do ministro Hélio Costa (Comunicações), que na quarta-feira comparou a TV estatal venezuelana à da União Soviética e de Cuba.
"O tom e o contexto onde o ministro localiza sua afirmação, contra todo o bom senso e respeito que demanda o exercício da boa diplomacia, e mais do que isso, [contra] o excelente nível de relações que existe entre o Brasil e a Venezuela (...), resultam insultantes, além de perigosos", diz Montoya, em nota publicada na internet.
Para ele, as declarações de Costa criam a impressão de que os meios estatais na Venezuela são usados como "instrumento de marketing presidencial".
"O que nos alivia um tanto o mal-estar por este desatino político e diplomático do ministro Costa é sua óbvia ignorância sobre o que acontece na Venezuela em matéria de meios de comunicação".
O embaixador conclui: "Queremos acreditar que o ministro Costa teve um deslize emocional (...) para não pensar que sua referência ofensiva ao nosso governo e ao nosso presidente tenha matizes maiores (...) O governo do Brasil terá de nos dar satisfação".
Costa, ao defender a criação TV pública do governo federal, afirmou, na quarta, que "TV estatal é o que o Chávez faz" e é o que se fazia em Cuba e URSS. A declaração foi reproduzida com destaque ontem na imprensa venezuelana. (FABIANO MAISONNAVE)


Texto Anterior: Franklin critica cultivo de mídia simpática
Próximo Texto: Na posse de Marta, Lula diz que ministra é "traidora de classe"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.