São Paulo, terça-feira, 24 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula diz que não vai opinar, mas critica reeleição

EDUARDO SCOLESE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a discussão sobre o fim da reeleição é um "problema" e uma "responsabilidade" dos partidos, do Congresso e dos candidatos ao Planalto.
Lula abordou o tema no seu programa de rádio: disse ser contra a reeleição, mas que, tendo sido reeleito, prefere não opinar: "Não me peçam opinião que eu não vou dar. Esse é um problema dos partidos políticos, é um problema do Congresso".
"A tese da reeleição tem que estar ligada à reforma político-partidária. É preciso que os partidos políticos assumam a responsabilidade de fazer a reforma política no Brasil", disse.
Sobre a reforma política, disse ser necessário "reconquistar a credibilidade" dos partidos. "Há uma questão de credibilidade política no país e é preciso que todos trabalhemos para reconquistar a credibilidade política nas instituições, sobretudo nos partidos políticos."
Às vésperas da instalação das CPIs do Apagão Aéreo, Lula disse que precisa conversar com a oposição para "dar um exemplo de pátria civilizada".
No início da noite de ontem, Lula recebeu em seu gabinete o senador paulista Romeu Tuma (DEM, ex-PFL). Segundo o senador, no encontro Lula fez um desabafo ao dizer que não precisa disputar a reeleição em 2010. "Tenho 30 quilos a menos nas costas porque não penso mais em reeleição", disse Lula, segundo o senador.
Tuma relatou um elogio do petista a ACM que teria dito: "O Antonio Carlos eu respeito porque ele participou da história do Brasil, ele é um político que vivenciou vários períodos de nossa histórias". Tuma disse ainda estar insatisfeito com o DEM (ex-PFL) e confirmou ter recebido convites de PMDB e PTB.


Texto Anterior: PT pede "firme oposição" a governadores tucanos
Próximo Texto: Relatório de auditoria do TCU pede multa de R$ 30 mil para Gushiken
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.