São Paulo, terça-feira, 24 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Por um momento

Vem a Globo e, na seqüência dos sites, anuncia que "o último juiz preso na Operação Furacão foi libertado na madrugada". Vem o ministro da Justiça e apóia, na manchete da Folha Online à tarde, "a decisão que liberou magistrados presos". Foi "do ponto de vista rigorosamente técnico". Ele que, um dia antes, deu entrevista ao blog de Josias de Souza descrevendo a operação na Justiça como "um momento virtuoso do processo democrático e do estado de direito no Brasil".

Reuters - economist.com
Barclays com ABN Amro, na "Economist

O MAIOR NEGÓCIO
Foi manchete no "Wall Street Journal" como "o maior negócio de bancos da história" e depois no site WSJ.com, que dedicou mais quatro páginas on-line ao assunto. O mesmo se viu no "Financial Times" com videocast, na Bloomberg, Economist.com etc. O inusitado foi a explicação de que a banca européia, com a "saturação" da região, "quer expandir por mercados emergentes como o Brasil e a Índia, onde os consumidores estão levantando hipotecas, cartões de crédito e outros serviços". Isso, embora a unidade brasileira tenha enfrentado problemas com os "muitos clientes que tomaram emprestado mais do que podiam pagar".
Por conta, o ex-ministro Pratini de Moraes, do conselho externo do ABN Amro, a ser comprado pelo Barclays, embarcou para a Holanda, segundo o blog de Lauro Jardim.

AQUISIÇÕES E...
Outro negócio envolvendo Europa e Brasil, a compra do Atacadão pelo Carrefour, fez despachos intermitentes da Bloomberg ao serviço financeiro da Reuters. O principal executivo do grupo francês explica que o Brasil é "o mercado chave de crescimento" do Carrefour. A Folha Online diz que, com a compra, ele "assume a liderança" do setor de supermercados no país.

MAIS AQUISIÇÕES
Tem mais. Bloomberg, AP e sites dedicados a "commodities" destacaram a entrada da "segunda maior empresa mineradora do mundo", a Anglo American, no capital da MMX Minas-Rio, de Eike Batista.

NOVOS CAMINHOS
O "El País" do correspondente Juan Arias noticiou em título que "Lula busca refúgio em Bachelet e Kirchner". O brasileiro viaja na sexta-feira para Chile e Argentina, "um tanto desencantado com seus amigos, os presidentes de Venezuela, Hugo Chávez, e Bolívia, Evo Morales". Ele agora quer "abrir novos caminhos".

LÁ E CÁ
O argentino "Clarín" noticia a criação do Parlamento do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai, daqui a duas semanas, "à imagem e semelhança da União Européia". Foi depois de idas e vindas na disputa por cadeiras do Brasil, entre os "aliados de Lula".

Reprodução
Uma das imagens do santo, celebrado ontem, na Globo

DOS MAIS POPULARES
O papa Bento 16, que está para chegar, não é dos mais midiáticos e pouco fascina, mas São Jorge, "um dos santos mais populares do Brasil", no dizer de Fátima Bernardes e depois de William Bonner, na escalada de manchetes do "Jornal Nacional", tomou telejornais, rádios, portais e sites, ontem em seu dia. O noticiário de procissões e shows, principalmente no Rio, foi dos "+ lidos" da Folha Online. Na explicação da Globo, ele é "o padroeiro de países como Portugal e de times como o Corinthians".

LINK POR LINK
Sob o enunciado "Link por link", o "New York Times" destacou a atuação da Wikipedia na cobertura do massacre de Virginia Tech. Reunindo mais de 2.000 redatores, pesquisadores etc., foi "uma fonte de notícias essencial para centenas de milhares".

E MAIS LINK
A versão on-line desta "Toda Mídia" posta há alguns meses os links, os endereços diretos dos sites citados nas notas. Pode ser acessada a partir da madrugada, pelos assinantes da Folha e do UOL.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Improbidade administrativa: Ministério Público move ação contra funcionários da Infraero
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.