São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Brasil & Índia

O enviado indiano só chegou ontem às negociações e, em manchete na BBC Brasil desde Genebra, "Brasil ganha força na Rodada Doha com apoio da Índia".
Ato contínuo, o Valor Online, que passou a postar em tempo real as reportagens de Assis Moreira desde Genebra, destacou que "Brasil e Índia estão menos pessimistas sobre negociação". É que os EUA fizeram uma nova concessão ontem pela manhã, negada pela representante americana no dia anterior, e aceitaram limitar subsídios por produto, "que o Brasil considera um dos maiores ganhos na negociação agrícola" de Doha -ao restringir a proteção americana a alguns produtos em especial, como algodão, soja e milho.

BRASIL & CHINA
Mas o G20 liderado pelo Brasil corre risco de rachar, avisa o "Valor", por diferenças entre emergentes sobre tetos para importações agrícolas. China e Índia querem conter as compras, Brasil e o Mercosul não aceitam. O enviado da China teria prometido ao brasileiro Celso Amorim, segundo o porta-voz chinês, "preservar a unidade do G20".
Ontem, ressaltou a AP, a China sentou-se "pela primeira vez" à mesa -ao lado de EUA, Europa, Brasil e Índia.

A "BRIGA" CONTINUA
Sobre Doha, nas manchetes de Folha Online e outros no final do dia, "Lula critica inflexibilidade de EUA e Europa", "Ricos estão habituados a impor vontade, diz Lula". Junto à retórica, elogiou Amorim, "extraordinário negociador, estamos em boas mãos".
Também fechando o dia, no Valor Online, Amorim "avisa que vai à briga para defender o etanol". Pode até "bloquear o acordo" se EUA e Europa insistirem em limitar o acesso do etanol a seus mercados.

SEM PARAR
Além de Doha, que cobre de forma intermitente, o "Financial Times" agora segue com três correspondentes o minuto-a-minuto da economia brasileira. Antes de dar o salto de 0,75 ponto percentual nos juros à noite, como "confirmação da preocupação crescente do Banco Central com a inflação", Jonathan Wheatley apostou em 0,5.
Ontem também, John Rumsey fez longo perfil da CSN. E o editor para América Latina do "FT", baseado em São Paulo, Richard Lapper, discutiu a decisão do Banco Inter-Americano de abrir crédito milionário ao etanol no Brasil. E tome nova entrevista com Carlos Brito, da InBev.

PRENDAM O DELEGADO!
A "lista suja" controla a cobertura, mas a Folha Online deu na manchete, à tarde, que o senador Heráclito Fortes "entra com ação contra o delegado da Polícia Federal por vazamento", na operação que prendeu Daniel Dantas. Na ironia imediata do Vi o Mundo, "Prendam o delegado!".

TRIBO
okmagazine.com
Na mídia de celebridades, que só cresce, o dia foi da foto do bebê de Matthew McConaughey com a brasileira Camila Alves, na "Ok!". Ele diz que foi um parto "tribal", com "música brasileira". Ecoou de "Los Angeles Times" a "Sun", "NY Post", Huffington Post etc.

MISTÉRIO
edition.cnn.com/video
Para concorrer com o bebê hollywoodiano, on-line e nos canais de notícias, só os pingüins que morrem nas praias brasileiras. A CNN deu longa reportagem sobre o fato "alarmante", talvez "início de uma tendência", e culpou "pesca excessiva" ou, quem sabe, "aquecimento global"


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Presidentes de partidos são contra "lista suja"
Próximo Texto: Rio Grande do Sul: Oposicionistas criticam Yeda durante debate
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.