São Paulo, sábado, 24 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Levantamento feito ontem pelo Datafolha indica empate técnico entre os dois candidatos

Em pesquisa por telefone, Lula tem 31%, e Ciro, 26%

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

Rastreamento do Datafolha feito ontem com eleitores que têm telefone fixo em casa indicou o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, com 31% de intenções de voto. Ciro Gomes (PPS) obteve 26%, José Serra (PSDB), 18%, e Anthony Garotinho (PSB), 10%.
Como a margem de erro máxima é de quatro pontos percentuais, Lula e Ciro estão em situação de empate técnico.
O rastreamento é uma modalidade nova de pesquisa que a Folha começou a divulgar ontem (seu nome vem do inglês, "tracking"). Será feito às quartas, sextas e domingos -dias seguintes às exibições das propagandas gratuitas dos candidatos à Presidência- e seus resultados serão publicados diariamente.
Com a evolução dos resultados, será possível antecipar possíveis tendências causadas pela influência do horário eleitoral.
No primeiro levantamento, feito na quarta, Lula obteve 27% das intenções de voto, Ciro, 32%, Serra, 17%, e Garotinho, 11%.
Segundo o Datafolha, com apenas duas datas de pesquisa, ainda não dá para traçar uma tendência.
Outra advertência feita pelo instituto é que essa pesquisa não é representativa do total de eleitores do país e, portanto, não pode ser comparada com pesquisas de intenção de voto que têm como universo o total do eleitorado.
Como é feita apenas entre os eleitores que possuem telefone fixo em casa, reflete as opiniões de um público de mais renda e escolaridade e mais concentrado no Sudeste do que a média nacional.
O objetivo do Datafolha é tornar público um instrumento, o "tracking", muito usado pelas equipes de marketing dos candidatos.

Avaliação da propaganda
O rastreamento também buscou a avaliação do eleitor sobre os programas de TV dos candidatos. O programa de Lula exibido na quinta foi considerado o melhor por 25% dos entrevistados; 18% consideraram o de Ciro, 14% o de Serra e 2% o de Garotinho.
Em relação ao programa de estréia, de terça, 17% consideram o programa de Lula o melhor, 16%, o de Ciro, e 14% o de Serra.
A taxa de "não sabe" , de 37% ontem, é alta porque a resposta era espontânea -o pesquisador não citava nomes de candidatos.


Texto Anterior: TSE já revogou três condenações
Próximo Texto: Propaganda: TSE proíbe Garotinho em programa de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.