UOL

São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

"Quero pagar tudo"

Ruralista é preso sob acusação de dar calote

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Conhecido por suas posições radicais contra os sem-terra, o presidente do Sinapro (Sindicato Nacional dos Produtores Rurais), Narciso Rocha Clara, foi preso anteontem à noite em Salvador (BA) sob a acusação de ter passado R$ 12 mil em cheques sem fundos a hotéis, lojas, agências de viagens, restaurantes e locadoras locais.
A delegada Maria Dahil Sá Barreto, 45, responsável pela prisão, disse que Rocha Clara costumava se hospedar em hotéis de luxo e pedia que todas as faturas fossem emitidas em nome do sindicato: "Como a entidade tem registro, ninguém desconfiava de nada".
Em junho, Rocha Clara ficou uma semana preso numa delegacia de Carapicuíba (SP) por ter usado sem autorização uma tomada do fórum da cidade para carregar a bateria de seu celular.
O Sinapro, segundo Rocha Clara, representa 160 mil produtores rurais em todo o país -informação negada tanto pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) como pela UDR (União Democrática Ruralista).
Em Salvador, assinando cheques do sindicato, Rocha Clara comprou uma central telefônica, um automóvel e eletrodomésticos nos últimos 40 dias. Foi detido tentando adquirir uma televisão. "Ele estava passando um cheque em nome de Dione Fábio Bandeira, que está preso em São Paulo por envolvimento com o tráfico de drogas", disse a delegada.
Rocha Clara disse ontem que os seus credores não vão "ficar no prejuízo": "Tenho patrimônio e bens suficientes para quitar todas as dívidas". Segundo ele, a Justiça teria bloqueado a conta bancária do sindicato. "As dificuldades começaram depois que a entidade ficou sem capital de giro." Ele acrescentou que pretende quitar todos os seus débitos em Salvador: "Sou uma pessoa honesta e quero pagar tudo o que devo".


Colaborou EDUARDO SCOLESE, da Agência Folha


Texto Anterior: Imagem oficial: Duda vai "garantir unidade", diz governo
Próximo Texto: Conflito agrário: 150 integrantes do MST invadem cartório em PE
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.