São Paulo, segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, presidente da República: "Foi com pesar e tristeza que recebi a notícia da morte de Dom Aloísio Lorscheider. Sua dedicação aos pobres e à justiça social são exemplos que permanecerão vivos para todos os brasileiros. D. Aloísio foi um símbolo da luta pelos direitos humanos, destaque de sua atuação como presidente da CNBB. Ele sempre esteve ao lado dos mais fracos, confortando-os e apoiando suas causas"

D. ODILO SCHERER, arcebispo de São Paulo: "D. Aloísio foi um grande bispo e cardeal, um grande teólogo, e deixa marcas de preciosos serviços prestados à igreja. A igreja no Brasil deve muito a ele. Peço a Deus que o recompense por todo bem realizado" JOSÉ SERRA, governador de SP: "Como religioso, jamais transigiu na sua fé; como cidadão, jamais transigiu na defesa dos valores da democracia e da liberdade. Como bispo, lutou por um país mais cristão; como indivíduo, ajudou a Igreja a se manter próxima do povo. (...) Quando as circunstâncias eram adversas, esteve presente ao debate público. Quando o país se encontrou com a democracia, que ele ajudou a construir, optou pela discrição e pela serena humildade do pastor. Foi um exemplo de fidelidade à palavra de Deus e de compromisso com a dignidade do homem"

YEDA CRUSIUS, governadora do RS: "Por suas idéias e vida muito intensa dedicada à sua missão, marcou todo um período de renovação no Brasil" CNBB : "Admirado por sua inteligência e santidade, d. Aloísio tornou-se uma referência para o episcopado brasileiro pelo testemunho de amor e coragem na defesa dos mais empobrecidos, fruto de sua de fé em Jesus Cristo e de seu zelo no serviço à igreja. Atuando de forma irrepreensível na vida da igreja do Brasil e da América Latina, exerceu com brilhantismo e sabedoria incomum a presidência da CNBB e do Conselho Episcopal Latino-americano"

CEZAR BRITTO, presidente nacional da OAB:
"O período em que presidiu a CNBB corresponde ao mais duro e dramático da luta pela redemocratização, em que teve papel decisivo, mostrando determinação e coragem"


Texto Anterior: Morre, aos 83, dom Aloísio Lorscheider
Próximo Texto: Artigo: Entre a cruz e a espada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.