São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOMBRA NO PLANALTO

Presidente vetou artigo da nova lei do ISS; governo diz que não quis beneficiar casas de jogo; mas sim empreendimentos turísticos

Veto de Lula favoreceu bingos em 2003

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao vetar um dos artigos da nova lei do ISS (Imposto Sobre Serviços), em julho passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou beneficiando as casas de bingo e de jogos eletrônicos.
A partir do veto parcial feito ao artigo 8º do projeto de lei 01/91, casas de bingo e de loteria se beneficiaram de uma redução de 50% no teto da cobrança do ISS, que diminuiu de 10% sobre o total do faturamento para 5%.
A lei federal tem o poder de estabelecer só o piso e o teto da cobrança do ISS. Cabe às Câmaras Municipais determinar a alíquota que incide sobre serviços, já que o ISS é um imposto municipal.
A assessoria jurídica da Casa Civil da Presidência da República afirmou que, em nenhum momento, o governo quis beneficiar os bingos. O objetivo, afirmaram os advogados, foi beneficiar empreendimentos turísticos, como as feiras, por exemplo.
Como a lei colocava os bingos e os eventos de turismo no mesmo patamar, eles acabaram sendo beneficiados. O veto, segundo o Palácio do Planalto, foi sugerido pelo Ministério do Turismo.
A assessoria da Casa Civil disse ainda que, ao final da mensagem do veto, está expressa a necessidade de elaborar um projeto de lei complementar para fazer adequações decorrentes do veto. Segundo os assessores de Lula, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, já apresentou um projeto tributando bingos e loterias pela alíquota máxima do ISS- 10% sobre seu faturamento. Ou seja: aprovado o projeto, se os bingos reabrirem no Brasil, estarão sujeitos ao pagamento da alíquota máxima do ISS.
O veto beneficiando os bingos foi assinado sete meses antes de o presidente Lula editar uma medida provisória determinando o fechamento de todas as casas de bingo no país. A MP foi assinada no dia 20 passado.
A determinação de fechar os bingos foi uma reação do governo às denúncias envolvendo Waldomiro Diniz, ex-subchefe da Casa Civil. Ele foi flagrado, em um vídeo, pedindo propina a um empresário de bingo.
A nova lei do ISS tramitou no Congresso Nacional durante 14 anos. Foi apresentado como projeto de lei complementar pelo então senador Fernando Henrique Cardoso, em 1989.
(GABRIELA ATHIAS)


Texto Anterior: Tucano foi financiado por Arcanjo, diz petista
Próximo Texto: Elio Gaspari: O Boi Voador da reforma política
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.