UOL

São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICAS

QUESTÃO INDÍGENA

Índios curuaia libertam grupo refém no Pará
Um grupo de 21 pessoas que estava sendo mantido refém de índios curuaia havia uma semana, em Altamira (PA), foi libertado anteontem após negociação da Polícia Federal e da Funai (Fundação Nacional do Índio). Dois reféns eram crianças. Todos estão passando bem, segundo a Funai.
Os índios, da aldeia Cajueiro, acusavam os detidos de pertencer ao grupo de 300 garimpeiros do garimpo Madalena, dentro da área reserva indígena e a 9 km da aldeia.
Os índios concordaram em libertar os reféns após a assinatura de um termo de compromisso pelo qual os garimpeiros se comprometem a deixar o garimpo em até 90 dias.
Os curuaia trabalham no garimpo, de onde retiram 80% de sua renda, segundo a Funai. Eles disseram que o grupo refém estava transportando bebidas alcoólicas, drogas e armas para o garimpo.


Texto Anterior: No Ar - Nelson de Sá: Respeito às famílias
Próximo Texto: Caso Jersey: Ex-secretário manda defesa à Justiça
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.