São Paulo, quarta-feira, 25 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO A 2010

TSE autoriza prévia apenas com filiados

FELIPE SELIGMAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral afirmaram ontem, ao responder a consulta do PSDB, que o partido tem autonomia para realizar prévias partidárias sem restrição de data, mas sem a participação de eleitores que não sejam filiados à sigla.
"Se o partido quiser fazer uma prévia agora para as eleições de 2020, faz. Se for inócua depois, o problema é do partido", disse o ministro Marcelo Ribeiro. O TSE autorizou a propaganda interna por distribuição de panfletos e envio de e-mails aos filiados, mas proibiu a publicidade na internet. O partido poderá receber doações para financiar a propaganda e fazer as prévias.
Segundo o TSE, a prévia tem caráter meramente de "consulta", ou seja, o resultado não precisa ser necessariamente seguido na convenção, que deve ocorrer até o dia 5 de julho do ano eleitoral. "Com as prévias, o partido se dinamiza e a democracia se vitaliza também", argumentou o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto.
O PSDB quer adiantar a definição de seu candidato à sucessão de Lula, mas enfrenta uma disputa entre os governadores José Serra (São Paulo) e Aécio Neves (Minas Gerais).


Texto Anterior: "Durmo de 3 a 4 horas por noite", afirma ministro
Próximo Texto: Lista do desmate na Amazônia tem mais sete cidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.