São Paulo, quinta-feira, 25 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITOS HUMANOS

Instituto Vladimir Herzog será lançado hoje na Cinemateca

DA REDAÇÃO

Familiares e amigos de Vladimir Herzog, que completaria 72 anos no próximo sábado, lançam hoje em São Paulo um instituto em homenagem ao jornalista assassinado em 25 de outubro de 1975 pelo regime militar.
O Instituto Vladimir Herzog vai recolher e organizar todas as informações (fotos, reportagens) sobre a vida e os trabalhos do jornalista e vai disponibilizar os dados a pesquisadores e estudantes.
Além disso, o instituto pretende promover debates sobre a questão do papel do jornalista e das mudanças ocorridas na profissão com o advento de novas mídias.
O instituto também ficará responsável, em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, pelo Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos -hoje será lançado o regulamento da 31ª edição do prêmio. Também será lançado o Prêmio Jovem Repórter Fernando Pacheco Jordão, voltado aos estudantes de comunicação.
A cerimônia será às 19h30 na Cinemateca Brasileira (largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino). No evento será feita uma homenagem ao cardeal d. Paulo Evaristo Arns, ao rabino Henry Sobel e ao reverendo James Wright (1927-1999), que promoveram um culto em memória de Herzog em 31 de outubro de 1975 -logo após a sua morte sob tortura no DOI-Codi de São Paulo- que se tornou um marco na luta pelo fim da ditadura.


Texto Anterior: Ambientalista critica medida e ruralista festeja
Próximo Texto: Ditadura: Procuradoria pede que União responda por morte no DOI-Codi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.