São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cúpula do PSB vai pressionar por desistência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A cúpula do PSB, em reunião hoje, deverá pressionar o ex-governador do Rio Anthony Garotinho a desistir da disputa à Presidência. O principal argumento da direção é que a candidatura vem perdendo espaço, segundo pesquisas de opinião, o que está afastando aliados e novas adesões.
Setores do partido dizem que até segunda-feira Garotinho poderá abandonar a candidatura. "Isso não está fora de cogitação", disse um integrante da Executiva.
O presidente do PSB, Miguel Arraes, vai na contramão. Ontem ele disse que os problemas são "administráveis" e afastou a possibilidade de Garotinho desistir.
Com reduzidas perspectivas de chegar ao segundo turno, a candidatura de Garotinho não está arrecadando dinheiro suficiente para cumprir o apoio prometido aos candidatos aos governos estaduais, nem para manter sua própria estrutura de campanha. Insatisfeitos, alguns candidatos ameaçam desistir de disputar a eleição.
A candidata do PSB ao governo baiano, Lídice da Mata, vai oficializar sua renúncia no próximo sábado. Lídice declarou que Garotinho não apóia as candidaturas nos Estados e descumpre o programa partidário. "A campanha dele é cada vez mais excludente, mais exclusiva do segmento evangélico", afirmou. "Na política há sempre o risco de a vaidade ultrapassar a inteligência, e temo que isso possa estar acontecendo com ele", disse Lídice sobre Garotinho.
A ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSB), que se reuniu ontem em Recife com Lídice, disse que "já passou do tempo" de Garotinho desistir. Para ela, a campanha "não tem densidade política" e o partido deveria liberar os diretórios estaduais para que definissem os apoios mais convenientes. Erundina acha que o PSB errou ao "impor candidaturas "laranjas'" nos Estados: "São Paulo não tem candidatura majoritária. Garotinho não tem presença nenhuma na disputa".



Texto Anterior: Garotinho lamenta saída do governo do Rio
Próximo Texto: Ex-vitrine, PT gaúcho vira entrave para Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.