UOL

São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Número é o 3º maior entre os países pesquisados

No Brasil, 38% crêem na piora do padrão de vida com aposentadoria

DA REPORTAGEM LOCAL

Um terço dos brasileiros acha que o seu padrão de vida ao se aposentar deve piorar, e quase a metade deles espera que recursos do governo constituam a maior parcela de sua renda na aposentadoria, segundo pesquisa realizada por uma empresa norte-americana de previdência complementar com trabalhadores de 11 países.
No Brasil, 38% das pessoas acham que o seu padrão de vida vai piorar com a aposentadoria, contra 23% que disseram que deve melhorar. O percentual que afirmou que o padrão de vida deve se manter praticamente o mesmo também é de 38%.
O número de brasileiros que acham que a vida vai piorar depois da aposentadoria é o terceiro maior entre os países pesquisados, ficando atrás apenas da França (56%) e do Japão (53%).
A pesquisa foi feita pelo Principal Financial Group, um dos maiores grupos de previdência complementar nos EUA e sócio do Banco do Brasil na Brasilprev Seguros e Previdência. Foram ouvidas 500 pessoas, entre março e abril deste ano. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Para 73% dos brasileiros, o governo tem "grande responsabilidade" em garantir uma aposentadoria tranquila. Só na Itália o número é maior -74%. Nos outros países da América Latina estudados, os dados são mais baixos -Chile (34%) e México (25%).
Apenas 3% dos brasileiros acham que o governo é "muito bom" em seu papel de assegurar um bom futuro à população. Nessa tarefa, a melhor avaliação foi feita na Índia: 18%.
(JULIA DUAILIBI)


Texto Anterior: Imprensa: Juíza determina que diploma de jornalista volte a ser obrigatório
Próximo Texto: Governo: Presidente ataca lógica financeira "estreita"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.