UOL

São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Propriedade em MS é invadida por 850 famílias

MARI TORTATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Uma área de 1.300 hectares em Itaporã, no sul de Mato Grosso do Sul, foi invadida ontem por cerca de 850 famílias de sem-terra lideradas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), segundo o movimento e uma entidade ruralista. A informação não foi confirmada pela polícia.
A fazenda foi invadida nos primeiros minutos de ontem, mas a mobilização das famílias começou na sexta-feira, quando elas deixaram o acampamento às margens da BR-463, que liga Dourados a Ponta Porã.
A coordenação do MST no Estado diz que a fazenda é improdutiva, mas que ela não integrava a lista de áreas passíveis de desapropriação para reforma agrária. "É uma área que o pessoal [do MST] descobriu agora", disse José Oliveira, do MST.
De nome Coimbra, a fazenda pertence à prefeita de Valparaíso (SP), Maria de Lourdes Marques Mello, segundo fazendeiros. O presidente do Sinapro (Sindicato Nacional dos Proprietários Rurais), Narciso Rocha Clara, disse que a propriedade é destinada à pecuária. Segundo ele, o alvo inicial dos sem-terra seria outra fazenda, de nome Paraná, que já foi motivo de disputa com índios. A reportagem não conseguiu localizar a prefeita.


Texto Anterior: Mulheres fazem marcha a fim de pressionar Lula
Próximo Texto: Além do orçamento: Ajuste fiscal agrava crise no saneamento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.