São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Os homens de preto

Nelson de Sá

De um lado, segue a exploração, destacada até pelo espanhol "El País", reproduzido ontem no UOL:
- Os políticos estão em campanha eleitoral em São Paulo e cada um acusa o outro pela matança de mendigos.
De outro, nos telejornais e programas policiais, nas rádios e sites, é um desfiar sem fim de "linhas de investigação", testemunhas e padres.
Na trama de filme policial, os suspeitos são "homens de preto", como arrisca a TV desde anteontem. "Homens encapuzados calçando coturnos", acrescentou a Jovem Pan.
Andam num "Opala preto", anunciou o "Agora". Têm "a cabeça raspada, só um pouco de cabelo", detalhou o Jornal Nacional. São, como muitos já afirmam, "skinheads".
Ou, melhor, não são. Quando surgem afinal os retratos falados, vem a CBN e diz que eles "contrariam a tese de skin-heads". Um dos dois suspeitos retratados é negro.
Mantém-se assim a "comoção no Brasil", na expressão do argentino "La Nación".
 
E os programas policiais e rádios têm mais comoção para acompanhar. Entram o Cidade Alerta e o Brasil Urgente e, além dos mendigos, trazem "o Carandiru", não aquele, mas a penitenciária feminina.
Estão lá "oito reféns", cenas aéreas da "rebelião" e tudo o que faz o drama policial.

SHHHH!

Eduardo, você tem alguma consideração a fazer? Se não, você está me atrapalhando!
De Marta para Eduardo Suplicy, que conversava no discurso da prefeita na Associação Comercial, segundo "O Globo"

Unidos
A pressão pelas Parcerias Público-Privadas cresceu ontem, nos telejornais da Globo, nos comentários de Franklin Martins, nos jornais econômicos. Da "Gazeta Mercantil":
- Empresários e governo unidos pelas PPPs.
Não faltou o deputado Delfim Netto, em coluna intitulada "A urgente parceria público-privada", no "Valor":
- É preciso reconhecer que não existe alternativa viável para a expansão da infra-estrutura que não seja a PPP.
Bom, mas...
Foi nesse ambiente que o senador Tasso Jereissati, no destaque da Globo On Line, "evitou falar em roubalheira". Mas falou em "corrupção", destacou a Folha On Line, e citou o tesoureiro do PT. Sua declaração, de todo modo, já foi amistosa:
- Este é um bom projeto, mas deste jeito é caminho aberto para corrupção e desequilíbrio dos Estados no futuro.
Caso de polícia
O "Financial Times" expôs ontem o Brasil em novo episódio vexatório, ao mostrar a promoção de alguns supermercados locais. Aos clientes que gastam mais que R$ 30, dão cupons para concorrer ao emprego de empacotador. Para um sindicalista, "é caso de polícia".
Blog em 1954
O aniversário do suicídio de Getúlio Vargas estimulou um momento especial para os blogs do país. O blogueiro Ricardo Noblat, que vem de entrevista a Jô Soares na Globo, noticiou "em tempo real" como foi o 24 de agosto de 1954.
O melhor foram textos novos que surgiam, de economistas, cientistas políticos. De jornalistas como Janio de Freitas, da Folha, e Ruy Mesquita, de "O Estado de S.Paulo". De ministros como José Dirceu (Casa Civil) e José Viegas (Defesa).
Todos contavam como haviam vivido a história, naquele dia 24, naquele blog.

LUGARES DEMAIS

editorandpublisher.com
Ilustração da "guerra"
Nos últimos tempos, tudo é motivo para debate na mídia americana. A recente guerra de comerciais entre George W. Bush e John Kerry, a partir das acusações -sem provas- ao segundo, não seria diferente. Já se liam ontem textos de articulistas, no "Washington Post" e "New York Times". O site Editor & Publisher fez mais e foi ouvir os próprios. Uma editora falou em nome do "NYT": - Não tenho certeza se, em outros tempos, nós sequer iríamos olhar para o assunto. E o editor-executivo do "WP": - Hoje tem muito mais mídia, mas ainda julgamos por nós mesmos. E o editor-executivo do "Chicago Tribune": - Há lugares demais para obter informação, hoje. Não acho mais que somos os porteiros, para dizer "isso é errado e nós vamos ignorar". Agora nós temos que dizer "isso é errado e eis por quê". Foi o que os três e outros se esforçaram por fazer nesta última semana, depois dos sites e canais a cabo.

Texto Anterior: Mídia: Senado aprova estação de rádio de Gugu
Próximo Texto: Campo minado: Conflito entre seguranças e sem-terra deixa 60 feridos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.