São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz corrige declaração, mas sofre denúncia

ROBERTO COSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um erro no preenchimento de um código na declaração de Imposto de Renda do juiz federal Casem Mazloum levou o Ministério Público Federal a denunciá-lo por falsidade ideológica.
Como todo brasileiro, Mazloum declarou à Receita Federal no início deste ano as operações que realizou em 2002.
No final do ano passado, com a perspectiva de Luiz Inácio Lula da Silva assumir a Presidência, o juiz havia convertido suas economias em dólares. A compra da moeda, segundo seu advogado, Adriano Salles Vanni, é legal, registrada no Banco Central.
Após declarar os US$ 9.300, Mazloum cometeu um erro ao preencher o campo relativo ao país no qual está o dinheiro. Em vez de indicar que os dólares estão no Brasil, o juiz federal selecionou a opção "no exterior". Quando isso é feito, aparece uma relação de países em ordem alfabética para que o contribuinte escolha o país onde está o bem. Ele não escolheu, apenas confirmou o primeiro da lista: Afeganistão.
Apenas ao imprimir sua declaração para entregá-la ao TRF da 3ª Região (em São Paulo), Mazloum percebeu o erro. E o corrigiu, indicando que o dinheiro está no Brasil. Não fez, contudo, uma declaração retificadora ao Fisco.
Por causa da divergência entre as duas declarações, o Ministério Público Federal apresentou denúncia criminal contra Mazloum, acusando-o o falsidade ideológica. O crime é punível com pena de um a cinco anos, e multa.
"Meu cliente disse que autoriza quem quer que seja a pedir informações aos bancos afegãos e a sacar qualquer dinheiro depositado em nome dele naquele país [Afeganistão]", disse o defensor Adriano Salles Vanni.
O supervisor nacional de imposto de renda da Receita Federal, Joaquim Adir, disse que o erro não tem consequências tributárias e que não é necessário fazer uma declaração retificadora.
As procuradoras da República Janice Ascari e Ana Lúcia Amaral, responsáveis pela denúncia contra Mazloum, não foram localizadas ontem para comentar o caso.


Texto Anterior: Fita mostra conversa entre Mattos e ex-mulher
Próximo Texto: No ar: Mensagens de paz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.