São Paulo, quarta, 25 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor do Banco do Brasil não pediu demissão, diz Ximenes

da Reportagem Local

O presidente do Banco do Brasil, Paulo César Ximenes, disse ontem que o diretor da área internacional da instituição, Ricardo Sérgio de Oliveira, não está demissionário. Pelo menos, por enquanto.
Ximenes elogiou a atuação de Ricardo Sérgio no banco, mas, ao ser indagado sobre a permanência dele no cargo, foi dúbio. "Todos nós, que somos funcionários públicos, não somos, nós estamos. Enquanto tivermos a confiança do presidente e do ministro da Fazenda, estamos", disse.
O diretor do BB é um dos personagens do caso do grampo no BNDES. Outros envolvidos, como Luiz Carlos Mendonça de Barros e André Lara Resende, saíram do governo. Mendonça de Barros deixou o ministério das Comunicações e Lara Resende saiu da presidência do BNDES.
Ximenes disse que não gostaria que Ricardo Sérgio deixasse o banco. Segundo ele, o diretor não fez nada de errado no processo de privatização da Telebrás.
"Ele usou e abusou de palavras que não condizem com a realidade. Se o Banco do Brasil tivesse feito tudo aquilo, aí não era para tirar só o Ricardo Sérgio, mas todo mundo", afirmou.
Nas conversas gravadas, Ricardo Sérgio diz a Mendonça de Barros que o BB estava operando no "limite da irresponsabilidade" ao dar cartas de fianças a consórcios que participaram da privatização.
Para Ximenes, os envolvidos no caso agiram para ajudar o governo. "Eu acho que os fins justificam os meios que eu acredito que eles usaram". O presidente do BB contou que Ricardo Sérgio está "debilitado com todo esse negócio". Mas não quis adiantar se ele quer deixar o cargo. "Como a nossa conversa não foi gravada, ele não me autorizou a dizer o que pensa".
Ricardo Sérgio foi o único diretor do BB a não comparecer à cerimônia de entrega de um prêmio ao banco, realizada ontem na Associação Comercial de São Paulo. Ele está na cidade desde anteontem.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.