São Paulo, terça, 26 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanha fez pacto em 77

da Sucursal de Brasília

Durante a década de 80, em especial no governo José Sarney (1985-1990), falou-se muito na possibilidade de o Brasil realizar um grande pacto social, a exemplo do que fizera a Espanha em 1977.
Os Pactos de Moncloa foram feitos entre todos os partidos políticos espanhóis, após consulta a líderes trabalhistas e empresariais.
A Espanha enfrentava expectativa de inflação de 80% no ano de 1977, perdia US$ 100 milhões por dia em reservas, tinha uma dívida externa de US$ 14 bilhões e mais de 900 mil desempregados, quando o governo de Felipe Gonzáles resolveu propor um acordo nacional.
Oito pacotes econômicos haviam fracassado em quatro anos e o documento-base que serviu para as negociações de Moncloa usava a seguinte frase: "Ou os democratas acabam com a crise econômica ou a crise acaba com a democracia".
Depois que os sindicatos de trabalhadores aceitaram uma retração salarial, os partidos chegaram a um consenso sobre as medidas mais urgentes a serem tomadas.
Elas incluíram drástica redução do déficit público, reformas fiscal, administrativa e da legislação trabalhista, controle sobre a liquidez das instituições financeiras.
² Câmaras setoriais
No Brasil, falou-se muito sobre Moncloa, mas o máximo a que se chegou foi às câmaras setoriais, em que trabalhadores, empresários e governo discutiam os problemas de cada setor econômico.
A experiência das câmaras é vista como negativa pela maioria dos analistas atuais, que as acusam de atender a interesses corporativistas.
Seus críticos dizem que trabalhadores e empresários combinavam previamente aumentos de preços para os produtos de seu setor para serem homologados pelo governo nas câmaras. Elas foram extintas no governo de FHC.
A proposta que Celso Lafer fará hoje poderá ser vista como uma tentativa de restaurar as câmaras setoriais e, por isso, corre o risco de ser rechaçada.
O ministro precisará de grande capacidade de persuasão para convencer a sociedade de que seus "foros de competitividade" não repetirão a experiência anterior.
²
Efeito saudável
Quanto aos Pactos de Moncloa, eles tiveram efeito em geral saudável para a Espanha. A inflação em 1977 fechou em 26,4% e a de 1978, em 16%. O país conseguiu duplicar suas reservas em um ano. O desemprego continua sendo um grande problema nacional. Mas a democracia se consolidou.
A Espanha ingressou em período de prosperidade, que lhe permite, agora, investir em peso no Brasil em seu processo de privatização.
O modelo de Moncloa saiu da moda nas discussões políticas brasileiras, assim como as comparações que se faziam 15 anos atrás sobre a possibilidade de o Brasil vir a se tornar a Espanha da América do Sul, do ponto de vista econômico.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.