São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEFESA

Operação Colbra combaterá tráfego aéreo suspeito no Brasil e na Colômbia

Em simulação, caças alcançam "invasor"

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA, EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA

Os pilotos de caças da FAB (Força Aérea Brasileira) e da FAC (Força Aérea Colombiana) conseguiram ontem interceptar e capturar aviões desconhecidos em apenas nove minutos, a partir do momento em que as aeronaves foram alcançadas pelos caças, durante simulação feita na Operação Colbra 1, exercício para treinar pilotos e controladores de vôo.
As interceptações simuladas fazem parte do exercício aéreo combinado entre as duas forças com o objetivo de estabelecer uma eficácia maior no combate ao tráfego de aviões suspeitos, principalmente de narcotraficantes que utilizam a região de fronteira entre Colômbia e Brasil.
Em simulação acompanhada pela Folha ontem, a 150 km da cidade colombiana de Letícia, o avião "invasor" foi rastreado por radar. Dois caças colombianos foram acionados para capturar a aeronave. O caça colombiano iniciou a interceptação, chegando a ficar a apenas dez metros do avião brasileiro, intimando o piloto a obedecer aos procedimentos de identificação. Em caso real, se o piloto se recusar a obedecer às ordens, é iniciado o procedimento de tiro de destruição.


Texto Anterior: Justiça: TSE cassa deputado de SP por compra de voto
Próximo Texto: Governo sob pressão: Fonteles vê corrupção institucionalizada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.