São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atual vice deve assumir cargo de procurador

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar de o procurador-geral da República, Claudio Fonteles, ter tomado nos últimos dois anos providências que trouxeram dor de cabeça ao governo, pedindo investigações contra membros da gestão petista, o presidente Lula deve escolher em breve um sucessor afinado com ele.
A tendência é que seja escolhido o vice-procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza. Os outros dois cotados, com menos chance, são o corregedor-geral, Wagner Gonçalves, e a procuradora federal de direitos do cidadão, Ela Wiecko Volkmer de Castilho. O mandato de Fonteles expira em 30 de junho.
A Folha apurou que Lula deve decidir até a próxima semana quem será o novo chefe do Ministério Público.
Claudio Fonteles, que adotou perfil diferente do antecessor, Geraldo Brindeiro, não engavetou casos incômodos e foi o responsável por pedidos de abertura de inquéritos ao Supremo Tribunal Federal contra o ministro da Previdência Social, Romero Jucá, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
Após ser indicado, o novo procurador-geral será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e precisará ser aprovado pelo plenário.


Texto Anterior: Governo sob pressão: Fonteles vê corrupção institucionalizada
Próximo Texto: O ressentido: Eduardo Jorge faz lobby contra procuradora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.