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ELEIÇÕES 2004
Prefeita petista aparecerá em programas da TV e do rádio como mulher de "coragem" e que "faz bem-feito"
Duda cria slogans contra rejeição a Marta
KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
"Marta, Uma Mulher de Coragem" e "Marta Faz Bem-Feito" serão os slogans da campanha eleitoral da prefeita de São Paulo,
Marta Suplicy (PT-SP). Temas da
convenção que oficializa hoje a
candidatura Marta, os motes nortearão a propaganda de TV e rádio no horário eleitoral gratuito,
bem como os conceitos gerais da
campanha municipal.
No tradicional estilo do publicitário Duda Mendonça, que cuidará do marketing da prefeita depois de ter feito a campanha vitoriosa do presidente Luiz Inácio
Lula da Silva em 2002, os slogans
embutem uma "vacina" contra
ataques dos adversários e uma
"forte marca" para vender a gestão petista em São Paulo.
A Folha apurou que o publicitário já fechou em reunião com a
prefeita os dois slogans e a linha
do programa de TV. A propaganda política começa em 6 de julho.
O horário eleitoral gratuito em rádio e TV terá início em 17 de agosto e final em 30 de setembro. A
eleição será em 3 de outubro.
Procurado pela Folha nos últimos dois dias, Duda não foi encontrado. Sua assessoria disse que
ele estava descansando no interior da Bahia antes de entrar de
vez na campanha municipal.
Como os tucanos colam em
Marta a imagem de "antipática",
carimbo aferido em pesquisas do
próprio PT, o contraponto é usar
a imagem de "coragem" para justificar desde bate-bocas com vítimas de enchentes a duros debates
com adversários políticos.
Rejeição
Pesquisas do PT revelaram que
a imagem de antipatia é uma das
principais causas da alta rejeição
da prefeita -43% no último levantamento do Datafolha, contra
11% de José Serra (PSDB). Transtornos ao cotidiano da população
pelas obras no centro contribuem. Daí os slogans mirarem na
"coragem" e no "faz bem-feito".
O "Marta Faz Bem-Feito" é um
achado para vender o grande volume de obras viárias no centro de
São Paulo e obras sociais na periferia, mas principalmente é um
modo de diferenciá-la do ex-prefeito Paulo Maluf (PP), que também usa a imagem do político que
faz obras por São Paulo.
Como o ex-prefeito já usou o
slogan "Maluf faz", criado por
Duda em campanhas malufistas
antes de ele começar a trabalhar
para o PT, Marta busca a diferença com o adjetivo "bem-feito".
Assim, na avaliação do comando da campanha petista, Marta se
livra de uma associação pura e
simples com Maluf. Reforça ainda
três motes que serão usados na
campanha como marcas do PT.
Marta venderá que faz com "honestidade", "preocupação social"
e "para todos" (pobres ou ricos).
Ou seja, se os mais ricos ganharão com obras viárias no centro
que terão os tapumes retirados
antes do fim da propaganda na
TV, os mais pobres ganharão com
obras sociais na periferia e o bilhete único (passageiro paga R$
1,70 para pegar quantos ônibus
puder no período de duas horas).
Serra e Maluf
A campanha petista dará tratamento diferente aos dois principais adversários de Marta: Maluf e
Serra. O tucano será carimbado
como revanchista que tenta fazer
da eleição paulistana trampolim
para disputar novamente o Palácio do Planalto em 2006. Na eleição presidencial de 2002, Serra foi
derrotado por Lula.
Já Maluf estará fora da alça de
mira do PT paulistano. Avalia-se
que ele já perderá bastante energia se defendendo das acusações
de ter contas milionárias no exterior. A intenção é não dificultar a
vida de Maluf para que eventualmente ele e Marta consigam ser os
adversários no segundo turno.
Marta espera reverter a vantagem que Serra tem hoje nas pesquisas. No último levantamento
do Datafolha, realizado no final
de maio, Serra liderou com 26%.
Marta e Maluf empataram com
20% cada um.
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