São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Lula deu Saúde a Saraiva para cooptar PMDB

DA REDAÇÃO

O médico sanitarista José Saraiva Felipe (PMDB) assumiu o Ministério da Saúde em julho do ano passado. Colhido pelo escândalo do mensalão, o governo Luiz Inácio Lula da Silva teve que procurar o PMDB para recompor sua base aliada, e isso incluiu a cessão de um dos ministérios de maior orçamento.
Apesar de ocupar um cargo desta importância, Saraiva nunca figurou entre os principais aliados de Lula no PMDB. Quando deixou a pasta em março deste ano para disputar as eleições em outubro, cogitou-se inclusive que pudesse compor a chapa de Aécio Neves (PSDB) à reeleição ao governo de Minas. O PMDB mineiro, porém, preferiu apoiar o PT.
Tão logo assumiu a Saúde, Saraiva cancelou o efeito de 80 portarias assinadas por seu antecessor Humberto Costa. Entre as medidas suspensas, estava a que permitia que médicos da rede pública realizassem abortos em vítimas de violência sexual sem a apresentação de boletim de ocorrência.
Foi Saraiva quem empregou no ministério Maria da Penha Lino, acusada de ser o braço da quadrilha dos sanguessugas no Executivo. O ex-ministro disse que apenas atendeu uma indicação do deputado José Divino (PRB-RJ).
Segundo declarou à Justiça Eleitoral, Saraiva, que concorre à reeleição na Câmara, possui um patrimônio de R$1.511.874,25, dividido em bens como automóveis (tem seis) e terrenos rurais. (RODRIGO RÖTZSCH)


Texto Anterior: Ex-ministro diz que nunca viu empresário
Próximo Texto: Esquema teve até propina mensal, diz CPI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.