São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distribuição coloca em xeque discurso de FHC

DA REDAÇÃO

A Folha publicou ontem reportagem mostrando que o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso distribuiu concessões de rádios e TVs educativas a pelo menos 13 deputados federais -além de deputados estaduais, prefeitos, ex-deputados e candidatos a cargos eletivos.
A distribuição põe em xeque a promessa de FHC, feita no início de seu mandato, de que colocaria um ponto final ao uso político de concessões de radiodifusão, comuns nos governos de João Baptista Figueiredo (79-85) e José Sarney (85-90).
"O governo não estabelecerá nenhum balcão nem canal algum para a prática do "toma lá, dá cá" ", disse FHC em seu primeiro pronunciamento pela TV como presidente da República.
Ele acabou, sim, com a distribuição política das emissoras comerciais, tornando obrigatória a venda das concessões por licitação pública. Mas deixou uma brecha para a negociação política -as emissoras educativas continuaram sendo concedidas pelo governo federal.
Segundo levantamento da Folha, a distribuição foi concentrada nos três anos em que Pimenta da Veiga (PSDB-MG) esteve à frente do Ministério das Comunicações, de janeiro de 99 a abril de 2002.


Texto Anterior: Comunicações: Ex-ministros são acusados de abuso de poder
Próximo Texto: Outro Lado: "Ele usa a TV para chantagear políticos", devolve Melles
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.