São Paulo, sábado, 26 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / DATAFOLHA

Irmão de Ciro vira e vence tucano no Ceará

Segundo Datafolha, Cid Gomes está com 50%, contra 37% de Lúcio Alcântara, que perdeu 7 pontos; socialista venceria no 1º turno

Virada na disputa pelo governo cearense acontece na semana em que Lúcio usa programa eleitoral para se vincular a Lula, aliado de Cid


KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O início do horário eleitoral foi o suficiente para uma virada na disputa pelo governo do Ceará, segundo pesquisa Datafolha: Cid Gomes (PSB), que aparecia em segundo lugar na pesquisa anterior, cresceu 15 pontos percentuais e agora está na frente, com 50%. Pelo resultado, ele venceria no primeiro turno, se a eleição fosse hoje, com 56% dos votos válidos.
Líder na pesquisa anterior, o governador Lúcio Alcântara (PSDB) caiu de 44% para 37% das intenções de voto. Levando em conta só os votos válidos, em que são descontados nulos, brancos e indecisos, ele ficou com 41% dos votos. A pesquisa anterior havia sido feita antes do início do horário eleitoral, nos dias 7 e 8 de agosto.
O Datafolha ouviu agora 999 eleitores, nos dias 23 e 24, em 42 municípios no Ceará. A pesquisa foi feita em parceria com o jornal "O Povo" e a TV Jangadeiro (SBT). A margem de erro é de três pontos percentuais.
Os demais candidatos não passam de 2% dos votos. O número de votos brancos e nulos passou de 5% para 4%, e os indecisos, de 12% para 7%.
Na intenção de voto espontânea, em que os entrevistados respondem sem ver previamente o nome dos candidatos, Cid passou de 18% para 31%, e Lúcio, de 22% para 26%.
A virada aconteceu mesmo sem a maioria dos entrevistados ter visto o programa eleitoral. Apenas 39% das pessoas disseram ter assistido ao programa pelo menos uma vez.
No segundo turno, Cid aparece com 53% (ele tinha 43% na pesquisa anterior) e Lúcio com 39% (ele tinha 50%).
Uma mudança significativa aconteceu entre os eleitores que declaram votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na pesquisa passada, 43% deles diziam que iam votar em Lúcio, e 38%, em Cid. Agora, a grande maioria dos que votam em Lula diz que apóia Cid, com 58% das intenções de voto. Dos eleitores de Lula, só 33% disseram votar em Lúcio. Nesta semana, Lúcio e Cid travaram acirrada disputa pela vinculação de suas candidaturas com Lula no horário eleitoral.
Apesar da proibição, pela Justiça Eleitoral, do uso de qualquer referência a Lula pela campanha de Lúcio, um partido de sua coligação, o PRP, dedicou seu espaço no horário eleitoral de ontem à noite -em que deveriam aparecer os candidatos a deputado estadual- para declarar apoio a Lúcio e a Lula e reproduzir a fala do petista com elogios ao tucano.
Desde quarta a exibição da propaganda com a fala de Lula está proibida. Os advogados tucanos recorreram, mas ainda não houve nenhuma outra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sobre o caso.


Texto Anterior: Tribunal multa consórcio do caso da cueca
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Lula promete 10 mil soldados a qualquer Estado em 3 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.