UOL

São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Rio, PMDB é o grande "vitorioso"

DA SUCURSAL DO RIO

O grande vitorioso do troca-troca partidário nas prefeituras do Estado do Rio a partir da eleição municipal de 2000 é, hoje, o PMDB. A partir do ingresso do ex-governador Anthony Garotinho, há três meses, o partido ganhou 30 prefeituras.
Após a última eleição municipal, Garotinho trocou o PDT pelo PSB, devido a divergências com Leonel Brizola, presidente do partido. Em julho deste ano, já secretário de Segurança Pública do Estado, nova troca: ele e a mulher, a governadora Rosinha Matheus, foram para o PMDB, levando com eles seu grupo político.
Com a filiação de Garotinho, o PSB chegou a ter 42 das 92 prefeituras existentes no Estado. Um crescimento espetacular para um partido que elegera apenas oito prefeitos em 2000.
A mudança do ex-governador do Rio e candidato à Presidência para o PMDB teve o significado de uma tragédia para o PSB.
O partido perdeu 39 prefeituras. Só três prefeitos continuaram na legenda: o de Barra do Piraí, Carlos Celso Balthazar da Nóbrega; o de Petrópolis, Rubens Bomtempo; e Maria da Saudade Medeiros Braga, de Nova Friburgo.
Além do PMDB, os partidos que têm mais prefeitos hoje do que em 2000 são o PT (do presidente Luiz Inácio Lula da Silva) e o PP (ex-PPB), liderado pelo deputado federal Francisco Dornelles, que ganhou três prefeituras.


Texto Anterior: No governo, PSDB e aliados crescem em SP
Próximo Texto: Análise: Troca de partido mostra que há dependência
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.