São Paulo, sexta, 27 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governador do PMDB agora quer candidato

LUIZA DAMÉ
LUCIO VAZ
da Sucursal de Brasília

O governador de Santa Catarina, Paulo Afonso Vieira (PMDB), afirmou em entrevista coletiva em Florianópolis que seu partido deve ter candidato próprio a presidente, se houver um candidato "viável", como os ex-presidentes Itamar Franco e José Sarney.
Vieira é o primeiro governador do PMDB a se manifestar publicamente a favor da candidatura própria. Ele havia assinado um documento conjunto dos oito governadores em apoio à reeleição de Fernando Henrique Cardoso.
Questionado sobre a convenção do dia 8 de março, na qual o partido vai decidir entre o apoio a FHC e a candidatura própria, afirmou: "Se o PMDB tiver uma candidatura viável, e eu vejo dois nomes, os ex-presidentes Itamar Franco e José Sarney, penso que deve lançar candidatura própria".
O governador disse que, sem esses nomes, seria uma "aventura" o partido lançar candidatura própria. Mas Itamar já lançou a sua, vai participar da convenção e promete até fazer discurso.
Na entrevista, o governador acrescentou que não tem restrições a FHC. Apoiaria a sua reeleição, desde que o PMDB não tivesse candidato próprio.
A ala governista do PMDB soube da virada de posição de Vieira e pediu a FHC que converse com o governador. Eles temem que Vieira carregue junto a grande maioria dos 37 votos do PMDB catarinense na convenção nacional.
O porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, afirmou ontem que o presidente Fernando Henrique Cardoso está tranquilo em relação à convenção do PMDB, marcada para o início de março.
No encontro, o PMDB vai definir se apóia a reeleição de FHC ou se lança um candidato próprio para disputar a eleição de 98.
"A expectativa do presidente é que o PMDB decida se quer ou não a aliança proposta ao partido", afirmou o porta-voz.
Amaral disse que o presidente, na última semana, não se encontrou com representantes do PMDB. Segundo ele, não há nenhuma reunião marcada entre FHC e o partido até a convenção.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.