São Paulo, sexta-feira, 27 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"Blue eyes"


Na home page, "Banqueiros de olhos azuis incitam a ira de Lula"

A mídia britânica, do "Times" ao "Telegraph" e ao "Evening Standard", da BBC à ITN e à Sky, segue os passos de Gordon Brown.
A Reuters destacou que ele e Lula defenderam Doha e mais estímulo estatal, como quer Barack Obama.
BBC Brasil, a exemplo da Agência Brasil, ressaltou o projeto de um fundo de US$ 100 bilhões para reativar o comércio global.
Mas o que chamou mais a atenção, de "Guardian" e "El País" a manchetes daqui, foi Lula dizer, diante de Brown, que a crise foi obra de "gente branca de olhos azuis" e que não conhece "banqueiro negro ou índio".

O QUE QUER O BRASIL
O correspondente da BBC original, Gary Duffy, destacou que o Brasil vai até Londres para "fazer sentir seu peso".
Deve pressionar por "mais voz" para os emergentes, em instituições como o FMI, além de cobrar recursos para os países mais pobres e a denúncia do protecionismo.

"LONDON CALLING"
Na "Economist", o editorial "London chamando" ressalta, em suma, que o "Comércio vive colapso e protecionismo está em alta: hora de o G20 começar a trabalhar".
Pede, antes de tudo, evitar conflitos menores. Depois, aumentar os gastos estatais, "em parte dando mais dinheiro ao FMI".

CORJA NO G20
whitebandaction.org
O projeto G20 Voice, de organizações como a Oxfam, conseguiu do Reino Unido uma abertura para 50 blogs do mundo todo, na cobertura do evento.
Do Brasil, foi selecionado o gaúcho A Nova Corja, dos mais críticos e que vem enfrentando uma sequência de processos, inclusive do Banrisul.

DASLU AO SUPREMO
A condenação de Eliane Tranchesi, "dona da Daslu", foi manchete on-line o dia todo. Sites e programas como o "SPTV" sublinhavam seu apelo escrito, "Não represento perigo para a sociedade".
Na Globo, destaque também ao fato de que, segundo a repórter, "ela luta contra um câncer".
No fim do dia veio a notícia de que o advogado pediu habeas corpus "e pode recorrer ao Supremo".

POLÍTICOS SÉRIOS
Fernando Rodrigues, em seu blog, postou que Paulo Skaff, da Fiesp, confirmou a intermediação de doações eleitorais, mas "dentro da lei".
Ele teria sido procurado por políticos "sérios" e com "bons projetos para a indústria".

... E A LISTA
E o blog de Lauro Jardim postou que parlamentares estão "sem dormir" com a possibilidade de sair a lista com o nome dos beneficiados pelas doações da Camargo Corrêa.
Que passariam pelas legendas só "para maquiar".

PAPEL POLÍTICO
lemond.fr
O "Le Monde" resenhou ontem "O papel político da imprensa no Brasil", de Giancarlo Summa, jornalista italiano que já assessorou Lula.
Diz o jornal francês que o livro aponta "publicações à deriva" no país, mas foca também "a incapacidade da esquerda brasileira de criar seus próprios meios".

CORTES TEMPORÁRIOS
O "New York Times" deu ontem que "planeja cortes temporários de salários".
É porque está "enfrentando uma queda precipitada de receitas". E o "Washington Post" abriu uma nova rodada de demissões voluntárias.

FINS LUCRATIVOS
Confirmando o que havia prenunciado a "Economist", o Twitter informou via site Business Insider que prepara "contas profissionais pagas", para oferecer aos "maiores usuários" e às empresas. As contas teriam mais atrações.

TROPA DE ELITE
ps3.ign.com
No game de guerra, favelas cariocas e até o Cristo Redentor

A produtora dos games Call of Duty: Modern Warfare lançou teaser da nova versão.
Como notam blogs, o cenário indica que ele troca o Oriente Médio pelo Rio (acima).

CONSOLE BRIC
"Financial Times", jornais de EUA e Europa e sites tipo CNET noticiam o lançamento do novo console de games Zeebo. Visa à classe média dos Brics. E começa por aqui.



Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Terceiro turno: Impugnado pelo TSE, deputado apoia pedetista
Próximo Texto: É "duro" mineiro expor o que pensa, diz Serra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.